TI Preventiva x TI Corretiva com Monitoramento de TI

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo
TI preventiva

Hoje vamos conversar um pouco sobre dois aspectos muito importantes do monitoramento de TI.

Um deles diz respeito à prática da TI Corretiva, que visa a solução de eventuais problemas a partir do momento em que eles já ocorreram e a adoção das técnicas de TI Preventiva que tem o objetivo que evitar que a corretiva seja necessária.

Você certamente em algum estágio da vida já ouviu e até mesmo já deve ter dito que “prevenir é melhor que remediar”.

Essa é basicamente a premissa da TI Preventiva e é justamente por ela que nós vamos começar.

Afinal, quando você faz um investimento adequado em TI Preventiva, no caso no monitoramento de TI você dificilmente precisará se preocupar com TI Corretiva. É aqui que a TI começa a se transformar como estratégica e não custo.

TI Preventiva: conhecendo o conceito e a sua importância

Assim como o ditado já nos traz a ideia, quando falamos sobre TI Preventiva estamos falando sobre agir antes que um problema de fato ocorra com o ambiente de TI.

Vamos imaginar o seguinte exemplo:

  • Há por algum motivo especial, ocorre um acesso elevado ao aplicativo da empresa e ele simplesmente não suporta a demanda;
  • E para ajudar, o computador responsável por armazenar os dados importantes sobre o app para de funcionar.

Sabemos que, na prática, isso não é impossível de acontecer, e justamente por isso acaba sendo fundamental prevenir este problema, recebendo alertas de monitoramento e até mesmo informando a previsão de quando essa parada irá ocorrer. A TI Preventiva te permite esse planejamento para evitar que tais ocorrências prejudiquem o teu trabalho e sobretudo o teu atendimento.

A TI preventiva é essencial porque ativos de TI podem te deixar na mão a qualquer hora, e devido seu alto custo de contingência, ter monitoramento de ti nos equipamentos facilitam e te permite se programar para agir e sair do famoso “enxuga gelo” e parar de atuar somente no suporte corretivo.

Quando há um investimento em TI Preventiva o ganho acaba sendo muito grande para a empresa:

  • Tanto em performance (você ganha tempo com melhor rendimento de todos os seus equipamentos);
  • Quanto em economia (quanto mais um problema demora para ser resolvido mais caro acaba sendo para consertá-lo).

Não podemos nem mesmo nos esquecer que o investimento em TI Preventiva garante mais segurança para todos os teus dados, proporcionando o integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados.

TI Corretiva: quando é necessária?

A manutenção corretiva ou apenas TI Corretiva acaba sendo necessária sempre que um problema ou defeito ocorre em algum dos equipamentos ou sistemas que integram com/na tua infraestrutura de TI e você não é avisado previamente.

“Ao contrário da TI Preventiva, a mesma somente acaba sendo acionada quando o problema já se instalou e já ocasionou danos e perdas.”

Esse tipo de manutenção tem como objetivo:

  • Reestabelecer a operacionalidade do sistema e dos equipamentos eventualmente danificados ou que pararam de funcionar.
  • Normalmente acaba sendo um tipo de ação mais cara do que a medida de caráter preventivo.
  • O objetivo principal é diminuir danos e não evitá-los.

A TI Corretiva consiste em uma ação emergencial tomada para que o problema possa ser solucionado no menor tempo possível.

Em alguns casos em que o ocorrido acaba sendo algo mais simples como, por exemplo, a substituição de um cabo ou uma peça que se encontra disponível, o tempo ocioso acaba sendo pequeno. Mas e quando o dano gerado é maior e demanda, por exemplo, da troca de uma peça que precisa de encomenda?

O tempo que você precisará esperar acaba sendo muito maior.

A essa altura vale destacar que grande parte dos problemas (senão todos os problemas) que levam à necessidade de intervenção emergencial poderiam ter sido evitados por meio da medida corretiva.

Invista na terceirização

Muitas empresas acabam não investindo nas medidas de monitoramento de TI de caráter preventivo e acabam gastando demasiadamente com ações corretivas porque acreditam que gastariam demais com a implementação do monitoramento de seu sistema de modo a identificar falhas e correlatos antes que elas ocorram.

Mas atualmente, você pode investir em outsourcing em TI, que consiste na terceirização da gestão de todos os processos relacionados a Tecnologia da Informação e consequentemente o seu monitoramento e manutenção.

Quando você investe em outsourcing em TI você conta com uma assessoria completa que te ajuda no monitoramento dos seus ativos de TI, na identificação rápida de falhas antes mesmo que elas efetivamente causem algum tipo de problema que afete o trabalho realizado pela sua empresa.

Além disso, com a devida consultoria em TI, você terá mais segurança na proteção dos teus dados.

Gostou? Então comece a monitorar e faça uma Gestão Inteligente do seu Departamento de TI.

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade