Terceirização em TI | Como Escolher uma Empresa de TI

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

Você está precisando contratar uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) e gostaria de saber como fazer isso da melhor maneira possível? Nós podemos te ajudar nesta pergunta.

Aqui você vai encontrar algumas informações sobre o que considerar antes de escolher uma empresa de TI e um pouco sobre a terceirização em TI.

A terceirização não é uma novidade e nem mesmo uma exclusividade da área de TI, sobretudo, acaba sendo extremamente comum quando o assunto é Tecnologia da Informação (TI).

Mas para que seja uma experiência positiva é importante:

  • Uma boa avaliação antes da escolha da empresa contratada;
  • O que você esta contratando;
  • Definir as responsabilidade (escopo) dessa terceirização.

Na prática, a terceirização em TI consiste em repassar para um terceiro a responsabilidade por determinada atividade a ser realizada, do todo ou parcial. Assim a empresa se concentra em seu core business, sem se preocupar com área que não possui domínio.

Justamente por conta da responsabilidade assumida pela empresa contratada, se faz necessário que o processo para escolha da mesma seja criterioso e leve alguns pontos em consideração, afinal, com a terceirização queremos:

  • Evitar dores de cabeça e não buscar por novas;
  • Garantir que nossa demanda esteja sendo bem atendida;
  • Ter segurança de que os profissionais tenham a capacitação necessária para atuar.

Veja abaixo algumas dicas do que considerar para escolher a empresa em TI que irá atender a sua instituição.

Terceirização em TI: Como escolher uma Empresa de TI?

Empresa com boa equipe

Você não quer precisar de suporte e acabar ficando na mão, não é mesmo?

Verifique se a empresa oferece um atendimento ágil para o cliente de modo que as tuas demandas sejam rapidamente respondidas e os problemas prontamente solucionados, afinal, quanto maior o tempo para que o problema seja efetivamente resolvido, maior o tempo ocioso da tua empresa.

Avalie o número de funcionários x número de clientes que essa empresa possui.

Avalie se a empresa terceirizada não é uma empresa de uma pessoa só, existem muitos por ai, no final você pode ficar na mão.

Avalie se a empresa possui em seu skill de conhecimento todos os níveis de suporte necessário, ao final a sua terceirização pode acabar virando uma quarteirização e quem sofre é você

Avalie o escopo de serviço e um cronograma de atendimento, se no começo do projeto a empresa terceirizada queimar a largada, atrasando o cronograma de serviço, é bom já ficar preparado para futuros atrasos.

Tudo isso garante que você não correrá o risco de ter problemas, pois a empresa de terceirização de ti ou outras frentes, precisam entregar solução e não mais problemas, certo?

Portfólio e referências

Outra coisa que você não pode abrir mão na hora de buscar por uma empresa para cuidar de toda a tua área de TI é verificar as referências desta empresa junto ao mercado. Peça uma listagem dos clientes e entre em contato com 2 ou 3, é através dessa pesquisa que você inicia o conhecimento do seu fornecedor.

Consulte as redes sociais dessa empresa, os comentários na redes sociais muitas vezes são mais efetivos que consultas no Reclame Aqui.

Além de depoimentos de clientes, busque também por possíveis cases de sucesso.

Tudo isso deve ser analisado e acaba sendo extremamente importante para determinar qual empresa escolher para cuidar da tua área de Tecnologia da Informação.

Terceirização em TI: Experiência comprovada

Antes de decidir por uma empresa verifique se ela tem experiência comprovada especialmente no que você e a tua empresa precisam terceirizar.

Para isso verifique com a possível parceira de outsourcing em TI quais os:

  • Diferentes tipos de clientes que ela atende ou atendeu, e quais os projetos que ela realizou em sua totalidade.
  • Confira o segmento de atuação dessa empresa, se ela é focada em empresas de porta X e você possui um porte Y, é um sinal que este fornecedor de TI precisará passar por uma adaptação.

Isso permitirá que você tenha claramente uma imagem do que a empresa oferecerá a partir do momento que assumir a responsabilidade pela segurança e pelo monitoramento dos dados da tua corporação.

Saúde financeira

Por incrível que possa parecer, você deve verificar também a saúde financeira da empresa que está pretendendo contratar, afinal:

  • Você não vai querer ficar na mão caso ela venha a falir, não é mesmo?

Por conta disso, verifique se ela possui uma boa estrutura financeira e busque conhecer igualmente seus gestores e suas experiências.

Compartilhamento de valores

Para que a parceria entre a tua empresa e a empresa de outsourcing em TI dê certo se faz necessário que haja entre ambas uma comunhão de valores e de cultura. A empresa contratada precisa entender bem a tua organização e todos os teus colaboradores.

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade