Terceirização de TI: Quais são as 5 Vantagens?

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

A terceirização na área de Tecnologia da Informação, acaba sendo uma prática muito comum e pode ser adotada através do outsourcing parcial do ambiente ou do body shop, onde pode ser alocado profissionais de diversos níveis na empresa.

Com a terceirização de TI a empresa contratante deixa a cargo da empresa contratada:

  • Toda a responsabilidade acerca do departamento de TI;
  • Todos os processos que envolvem o departamento de TI;
  • Segurança de Informação;
  • Gestão dos Ativos de TI.

Terceirização de TI: Por que as empresas optam pela Terceirização de TI?

Um dos principais objetivos da terceirização de TI consiste em Gerenciar de forma Estratégica todo o departamento de TI

Por meio da terceirização de TI você deixará a cargo de uma empresa especializada:

  • Permitir que o empreendedor ou a própria empresa possa se manter concentrada naquilo que realmente importa, seu core-business;
  • Entregar Segurança de que pessoas qualificadas estão cuidando dos seus ativos de TI.
  • Todas as ações, processos e responsabilidades do teu departamento de Tecnologia da Informação.

Muitos benefícios como questões econômicas, tempo e assertividade são pilares que sustentam a terceirização de TI. Abaixo reunimos cinco das principais vantagens em se investir em outsourcing em TI.

Terceirização de TI: 1. Redução de custo

Você não pode confiar a tua área de TI a profissionais inexperientes que estão começando agora, da mesma forma, o custo trabalhista de profissionais experientes acabam sendo elevados, por essa razão estruturar um departamento de TI eficaz necessita de estratégia financeira.

Quando a terceirização ocorre, a economia se inicia através de algumas ações, principalmente os custos de mão de obra e sistemas são repassados diretamente para a empresa contratada, eximindo a empresa que busca pelo serviço se preocupar diretamente com o custo da contratação individual de cada profissional.

Essa redução dos custos que a empresa terá não faz com que hajam perdas em segurança e qualidade, pois é definido um escopo do serviço contratado.

Terceirização de TI: 2. Ferramentas de apoio em TI

Quando você resolve fazer a gestão do Ambiente de TI por conta própria precisa ter em mente que terá:

  • Um custo extra com softwares e sistemas como: Software de monitoramento, inventário, chamados, conexão remota, gestão de backup, entre outros;

Muitas empresas caem fadadas ao fracasso, quando optam em utilizar softwares sem saber se eles estão preparados para seu ambiente ou por serem grátis (freeware), consequentemente enchendo o ambiente de TI de vulnerabilidades e configurações erradas, que geram mais retrabalho do que pro atividade, assim muitas empresas caem no dito popular “Enxugando Gelo”.

Um empresa que terceiriza os serviços de TI além de se isentar dos custos com ferramentas de apoio, terá uma empresa na gestão e melhoria desses sistemas, pois normalmente esta no pacote de serviços da terceirizada.

Quando você investe em terceirização de TI você se concentra 100% no seu core business deixando o que é TI para quem conhece de TI, não tem solução mais inteligente.

Uma vez que essas ferramentas já estão inclusas no valor pago, aqui temos novamente economia, garantia de qualidade e segurança.

Terceirização de TI: 3. Equipe terceirizada com suporte completo

Suporte em TI

Quando você faz a terceirização de TI você conta com uma equipe completa para te atender em todos os níveis que precisar. São profissionais especializados que estão prontos para te ajudar no que você e a tua empresa demandar.

Ao realizar a terceirização de TI você está agindo de maneira preventiva tornando o sistema da tua empresa mais seguro e fazendo com que muitas falhas sejam evitadas antes mesmo que cheguem ao usuário final. E tudo isso é feito por profissionais competentes que sabem o que estão fazendo, sejam eles nos níveis de suporte júnior, pleno ou sênior.

Uma empresa de terceirização de TI terá profissionais de todos os conhecimentos necessários para uma ampla gestão, seja um Analista Júnior para um simples suporte, quanto para um Analista Sênior para projetos que necessitem de conhecimentos especializados.

Terceirização de TI: 4. NOC compartilhado

NOC consiste em uma abreviação para Network Operation Center que é o centro de operações de rede em tradução livre e tem como objetivo identificar falhas, problemas e agir preventivamente.

No processo de terceirização você não precisa arcar com os custos de manter um NOC apenas para a tua empresa e a manutenção dessa estrutura acaba sendo repartida com outras organizações que também se utilizam dos serviços prestados pela empresa contratada.

A principal vantagem, sem dúvida alguma, acaba sendo a redução significativa de custos uma vez que você não precisa arcar com a manutenção e implementação de um NOC próprio. Um NOC de qualidade necessita de um investimento altíssimo em equipamentos e softwares, com a terceirização de TI esse custo acaba sendo mínimo.

 Terceirização de TI: 5. Relação entre empresas

Quando você contrata um profissional para prestar um serviço na área de TI, essa relação é de empresa com o profissional (pessoa física) que você contratou, e a qualquer momento o profissional pode simplesmente abandonar o trabalho, arrumar um novo emprego, ficar desmotivado, não ter o conhecimento necessário ou até mesmo esquecer do profissionalismo e tratar o relacionamento de maneira pessoal.

Quando a relação está estabelecida entre empresas, ou seja, pessoas jurídicas com pessoas jurídicas, dizemos CNPJ x CNPJ, existe a garantia de que você não ficará sem o devido auxílio, pois tudo é explicito e acordado em um contrato de prestação de serviço, onde a empresa terceirizada conhece suas responsabilidade e jamais deixará de trabalhar profissionalmente para o bom desempenho do seu ambiente.

E agora? Vai continuar andando em círculo ou vai explorar o mundo do outsourcing em TI?

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://www.dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade