Top 5 Vantagens da Computação em Nuvem

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

Descrição: Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a saber quais são as 5 principais vantagens da computação em nuvem. Confira:

Se você está aqui é porque pensou em migrar para computação em nuvem. Você já se perguntou por que tantas empresas estão avançando nessa direção? É simplesmente porque existem inúmeras vantagens da computação em nuvem para pessoas e empresas, gerando diferencial competitivo, bem como estratégia de redução de custo, aumento da produtividade e mobilidade.

Venha conferir agora as 5 vantagens que farão você aderir a essa tecnologia incrível e saber porque só a DOMINIT oferece os serviços de alta qualidade que definitivamente te convencerão a migrar para computação em nuvem. Além disso, o seu empreendimento poderá economizar com dispositivos físicos, como hardwares e mão-de-obra.

Deste modo, a computação em nuvem proporciona grandes vantagens para as empresas, como: a segurança da informação, redução de custos, mobilidade e criptografia de ponta a ponta para que todos os seus dados internos possam ser acessíveis a qualquer momento e protegidos!

O que é computação em nuvem?

Como dissemos em outros artigos postados em nosso Blog, esta técnica de computação contempla serviço de arquivos em nuvem, E-mail corporativo, Pacote Office em Nuvem, Servidores em Nuvem, Backup em Nuvem e Consultoria Especializada em AWS.

Além disso, na computação em nuvem é possível migrar o ambiente da sua empresa para a nuvem. Como? Basicamente, o que você precisa, é: realizar a avaliação de demanda, para que possamos elaborar uma solução proposta e custo do serviço. Depois disso, faremos a configuração do ambiente em nuvem e a homologação. Para que as etapas finais de migração e monitoramento possam ser realizadas.

Ficou interessado? Então acesse agora mesmo o nosso site através deste link (https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/) e saiba mais a respeito das nossas soluções em nuvem, que a Dominit Cloud and Management IT poderá oferecer ao seu empreendimento! Nós contamos com uma equipe técnica treinada e qualificada para bem atendê-lo. Então, migre para a nuvem agora.

Agora que você já sabe um pouco mais como funciona a computação em nuvem, vamos falar nas próximas etapas deste artigo quais são as vantagens desta prática. E como questões da segurança da informação, mobilidade, acessibilidade e redundância em TI podem acompanhar o ambiente em migração.

Quais são as 5 vantagens da computação em nuvem?

Quais sao as 5

As vantagens são completas! A Dominit Cloud and Management IT possui equipamentos de alta performance preparados para suportar cargas compartilhadas na medida da sua necessidade. Você consome aquilo que você gostaria de consumir, permitindo o uso de cargas de processamento acima do que um ambiente dedicado com limite de hardware poderia permitir.

Uma avaliação interessante em relação às vantagens da computação em nuvem, e sobre o uso flexível de performance são os e-commerces que vendem em datas comemorativas ou Black Friday. Eles precisam dobrar, triplicar sua performance durante 2 ou 3 dias de trabalho para não perder vendas e gerar o faturamento em massa.

A computação em nuvem permite aumentar o seu consumo de performance nos dias que você necessita e depois voltar ao seu padrão de consumo, assim você só paga pelo que consome, sem subutilização ou gargalo de hardware. Agora vamos listar as 5 principais vantagens desta prática. Confira:

1 – Redução de custos

Segundo o IDC Brasil, empresas estão optando pela migração em nuvem devido as possibilidades de redução de custo que poderiam alcançar em longo prazo através da flexibilização de consumo de hardware conforme explicamos acima.

Empresas optam pelo consumo variável e pontual através de suas necessidades, ao invés de investir em equipamentos e manutenção com limite de processamento já estabelecido no investimento. Portanto, as vantagens da computação em nuvem trazem muitos benefícios às empresas.

Outra importante avaliação é que o consumo de serviços em nuvem acompanha o crescimento da empresa sem a necessidade de migrações extensas ou novos investimento em hardware, optando assim por simplesmente aumentarem seu consumo variável em nuvem.

A arquitetura em nuvem pode reduzir os custos operacionais de TI ao mesmo tempo que libera as equipes de TI para inovar.

2 – Segurança da informação

Estruturas de computação em nuvem são equipadas com tecnologia de última geração em segurança da informação com firewalls, dispositivos de monitoramento e principalmente contingência de serviços, permitindo que a continuidade dos serviços de TI se mantenha intacta em caso de desastre.

A computação em nuvem oferece mais segurança quando isso acontece, pois com pouca mão de obra e baixo índice de complexidade é possível transferir acessos de uma região para outra. Um exemplo: se seus servidores estão sendo acessados em uma cidade, país ou continente, caso ocorra um desastre que cause problemas na infraestrutura deste ponto inicial, através da computação em nuvem você permite transferir todos os acessos para outra cidade, país ou continente, mantendo o business rodando de maneira transparente para o usuário final.

3 – Dispositivo pessoal

Em relação às vantagens da computação em nuvem existe ainda o dispositivo pessoal: você poderá acessar teus dados da maneira como são armazenados na nuvem,  independente do que aconteça com tua máquina. A arquitetura em computação em nuvem limita o risco diante da possibilidade de o hardware ser perdido, roubado ou ficar indisponível. Com armazenamento de dados em nuvem, você terá livre acesso com outro dispositivo sem afetar os dados.

4 – Mobilidade

Acessar seus dados a qualquer tempo, de qualquer lugar e com segurança da informação embarcada nessa jornada, somente através da computação em nuvem. A computação em nuvem é ideal para pessoas que não possuem um local fixo de trabalho, pois seja em uma cafeteria, em um aeroporto, em casa ou no trabalho, seus dados precisam estar disponíveis e íntegros, independente do lugar ou dispositivos que você esteja acessando.

O nível de flexibilidade fornecido por um sistema baseado em nuvem pode dar às empresas uma vantagem competitiva. Portanto não é nenhuma surpresa ver os diretores de TI e empresas multibilionárias classificando a agilidade operacional como um dos principais motivadores para a adoção da nuvem.

Se você sofre com perda de dados ou a facilidade no acesso aos seus dados, não existe alternativa melhor, contrate um serviço em nuvem e migre para esta jornada. E as vantagens da computação em nuvem podem trazer muitos benefícios econômicos e operacionais para a sua empresa!

5 – Escalabilidade

Um dos principais benefícios do uso da computação em nuvem é sua escalabilidade. A computação em nuvem permite que tua empresa aumente ou diminua facilmente seus requisitos de TI, conforme e quando necessário.

Por exemplo, a maioria dos provedores de serviços em nuvem permitirá que você aumente teus recursos existentes para acomodar o aumento das necessidades ou mudanças de negócios.

Isso permitirá que você ofereça suporte ao crescimento do teu negócio sem mudanças caras em seus sistemas de TI existentes. Empresas como Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft Azure possuem tecnologias de fácil configuração, trazendo a famosa marca que a nuvem deixa para seus consumidores, a elasticidade, permitindo o crescimento em escala como uma das grandes vantagens da computação em nuvem.

Por que a computação em nuvem reduz custos?

Por que a computacao em nuvem reduz

Agora que você já sabe quais são as vantagens desta prática, vamos falar agora sobre como a computação em nuvem pode reduzir os custos de TI na sua empresa. Lembra que falemos em relação ao processo de migração para a nuvem? Pois bem, com a migração e o constante monitoramento é possível que gastos com operadores e hardwares possam ser minimizados.

Além disso, a redução de custos em TI integrada à computação em nuvem, permite que o Back Up em Nuvem possa ser realizado. Esta é uma solução de alta disponibilidade integrada, e o sistema de backup mais eficiente do mercado conta com um backup local e backup em nuvem. Deste modo, ocorre a restauração completa do servidor em VM.

Adicionalmente, uma outra vantagem de redução de custos é a nossa consultoria especializada em AWS! A Dominit Cloud and Management IT é parceira da Amazon Web Services desde 2012, uma das primeiras consultorias AWS no Brasil, e o nosso time de consultores tem a expertise necessária para o seu negócio.

Para fazermos a redução de custos em TI pela sua empresa, precisamos que ocorra a migração do ambiente para AWS, onde fornecemos toda a consultoria e suporte AWS. Além disso, gerenciamos também os custos com AWS para que a sua empresa possa economizar e ter satisfação em nossos serviços de migração em nuvem.

Como a empresa de gerenciamento de TI poderá ajudar o seu empreendimento?

Como dissemos, a nossa empresa de TI em São Paulo – SP é responsável por todo o processo de migração e homologação do ambiente de TI. Contamos com uma equipe técnica treinada e qualificada para que as vantagens descritas neste artigo possam ser contempladas na prática e na redundância em TI.

Ficou interessado e quer saber mais a respeito sobre migração em TI? Então acesse agora mesmo o link do site da Amazon Web Services (https://aws.amazon.com/pt/) e confira as soluções do nosso parceiro Amazon em gerenciamento de console em nuvem!

Por isso é importante terceirizar os serviços de TI com uma empresa especialista no assunto. A Dominit Cloud and Management IT atua nas áreas de terceirização em TI, computação em nuvem e segurança da informação. Há 11 anos no mercado, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Venha para a Dominit!

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade