Terceirização em TI, vale a pena?

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo
Terceirizacao em TI 2

Como você lida com os problemas relacionados às questões de Tecnologia da Informação (TI) na tua empresa? Para o seu negócio, TI é um custo ou um investimento?

Com o avanço no acesso a computação em nuvem e os riscos da segurança da informação, o número de empresas que utilizam TI como departamento estratégico para realizar suas atividades diariamente têm crescido a passos largos.

Portanto, empresários e gestores necessitam de apoio profissional para garantir o crescimento de seus negócios, por isso, te convido a nos aprofundarmos nesse tema. Vamos conversar um pouco sobre Terceirização em TI?

Quando falamos em departamento de TI você encontra no mercado profissionais no regime CLT ou empresas terceirizadas, no caso o Outsourcing em TI. Em ambos, é necessário a qualificação e a atualização correta para uma boa entrega dos serviços.

Queremos te apresentar um pouco sobre ambas as modalidades e responder à pergunta que não quer calar: Terceirização em TI vale a pena ou não?

O que é o Outsourcing em TI?

Buscando no inglês, o conceito de outsourcing em TI pode ser entendido como a terceirização da área de TI ou entregar a responsabilidade dos processos, suporte, gestão e planejamento do departamento na mão de um terceiro, que seja especialista é claro.

Quando trabalhamos no formato CLT, todas essas responsabilidades ficam na mão da própria empresa e dependendo do número de pessoas alocadas para essa função, a gestão de TI é perdida, muitas vezes por falta de tempo ou conhecimento, sem contar que as contratações dessas pessoas são feitas por pessoas que não sabem tecnicamente a necessidade do negócio, gerando desconforto e decepção no processo seletivo. Abaixo algumas dificuldades no modelo CLT:

  • Dificuldade de contratação;
  • Custos trabalhistas;
  • Contingência profissional;
  • Lei trabalhista ultrapassada;
  • Dependência da equipe.

Com o investimento errado a empresa inicia o seu pesadelo em TI.

Por outro lado, quando você terceiriza a TI ou como dissemos, inicia o processo de outsourcing em TI, você se concentra em seu core business e permite que profissionais acostumados com cenários diversos te apoiem e te permita um crescimento sem falha.

A empresa que opta pela contratação do outsourcing em TI não precisa se preocupar com absolutamente nada no que diz respeito a:

  • Contratação de profissionais;
  • As custas trabalhistas são da empresa terceirizada;
  • Em caso de férias ou licença do profissional a empresa terceirizada tem a obrigação de substituí-la;
  • Ao invés de contar com um único profissional, a empresa recebe o apoio de toda a equipe da empresa terceirizada;
  • Existem responsabilidade jurídicas entre as empresas.

Sem contar na motivação dos profissionais de TI que trabalham em uma empresa de TI e estão sempre atualizados, sendo desafiados a novos projetos e prontos para o crescimento, evitando qualquer zona de conforto.

Dentre as principais vantagens do outsourcing em TI estão:

  • A possibilidade de dedicar tempo ao que realmente importa para o teu negócio;
  • Ter a certeza de que os processos, as pessoas e a gestão estão sendo feitas de forma eficaz.

Outro importante ponto é a redução dos custos com contração, visto que o outsourcing em TI apresenta um custo-benefício muito mais atrativo em relação à contratação por meio da CLT;

Tudo isso gera uma economia enorme para a empresa em diferentes aspectos que veremos logo abaixo.

A terceirização por meio do body shop

Ao buscar pela contratação de uma empresa terceirizada para atender as tuas demandas na área de TI, você também pode se deparar com o serviço de body shop.

O body shop também consiste em uma modalidade de terceirização, mas nesse caso a empresa contratante assume mais responsabilidades.

Por exemplo, a empresa contratada fornece os profissionais para a contratante que irá alocá-los em seu próprio departamento de TI e assim fazendo a gestão dessa pessoa.

A empresa que realiza a contratação fica responsável pelo treinamento dos profissionais e estes estão responsáveis por realizar as atividades relacionadas à área de TI do cliente.

Em casos como ausência do profissional, férias, demissão, o cliente não se preocupa, pois contratualmente a empresa terceirizada no mesmo instante realoca outro profissional para a continuidade do trabalho, evitando qualquer falha no processo de Suporte em TI ou Gestão em TI.

As vantagens dessa opção de terceirização são:

  • Desempenho;
  • Estabilidade;
  • Confiança nos processos;
  • Segurança da Informação;
  • Garantia de Gestão;
  • Redução dos Custos.

Terceirização em TI, vale a pena?

Com tantas vantagens acaba sendo impossível ter dúvidas quanto a esse tipo de serviço. Independente da modalidade que você escolha, ambas são extremamente vantajosas e podem te ajudar e muito quanto as questões relacionadas à área de Tecnologia da Informação (TI).

Quando você passa a terceirizar tudo o que você precisa para uma empresa especializada no suporte em TI, você passa a contar com assistência para a prevenção de eventuais problemas antes mesmo que eles ocorram e isso melhora significativamente a performance da empresa reduzindo os gastos.

No quesito segurança, os teus dados ficam muito mais seguros quando pessoas qualificadas e certificadas estão trabalhando com eles. Nosso tempo é valioso, nossas expectativas são altas, então porque correr tanto risco? Vamos deixar na mão de quem entende e enxergar a TI com departamento estratégico do negócio.

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade