Terceirização em TI |Melhore sua produtividade

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

Terceirização em TI: Se destacar no mercado em meio a tanta competitividade não é uma tarefa nada fácil para qualquer empresa, seja ela de qual segmento, e isso é fato. Justamente por conta de um mercado competitivo, apenas aquelas empresas que buscam investir em eficiência e em aumento de produtividade conseguem se manter e se destacar. E é aí que a terceirização em TI entra e pode ajudar significativamente. Vamos conversar um pouco sobre o assunto?

Terceirização em TI: Um desafio para o empreendedor

Manter uma área de TI eficiente dentro da empresa acaba sendo um desafio muito grande para qualquer empreendedor. Se faz necessário operar, manter, organizar e gerenciar toda a Infraestrutura de Tecnologia da Informação e ela deve funcionar de maneira adequada para atender a todas as necessidades da empresa.

Por conta de todos os processos envolvidos em relação ao departamento de TI, ele é considerado um dos mais críticos e mais desafiadores até mesmo para os gestores mais experientes. A evolução constante na qual estamos inseridos no que diz respeito a essas ferramentas por incrível que pareça torna essa experiência ainda mais difícil e complexa.

Dentre os maiores desafios, estão: encontrar mão de obra qualificada, formar uma equipe com qualificação diferenciada para o atendimento multisetor e igualmente, o acompanhamento das mudanças constantes deste setor.

Viu só? Justamente para escapar desse emaranhado acaba sendo muito comum que empresas recorram à terceirização em TI deixando uma empresa especializada responsável por todas as ações relacionadas ao departamento.

Mas o que nós efetivamente queremos mostrar aqui é o quanto a sua empresa ganha com isso, além de não ter que se preocupar com absolutamente nada, há um ganho significativo em produtividade.

Como há o aumento de eficiência?

Produtividade

Essa questão poderia ser respondida de diferentes maneiras, mas o fato é que a mesma é muito ampla e merece que reflitamos sobre ela.

Quando você realiza a terceirização em TI você tem acesso as melhores práticas em Tecnologia da Informação e, consequentemente, todos os seus colaboradores, com o suporte em ti preventivo, podem resolver muitas questões antes mesmo que efetivamente se tornem um problema. Pois, com monitoramento, é possível ter um departamento de TI preventivo.

Aliás, essa é uma das grandes vantagens da terceirização em TI: você conta com o apoio de uma equipe especializada e multidisciplinar que consegue identificar possíveis falhas e irregularidades antes mesmo que causem transtornos ao usuário final (você e os seus colaboradores).

Terceirização em TI: Melhores práticas do segmento

Lembra que mencionamos que a sua empresa e igualmente todos os seus colaboradores terão acesso as melhores práticas no segmento de TI? Pois bem, apenas contando com um computador atualizado, composto por todos os seus softwares devidamente atualizados e todos os seus componentes físicos revisados, você já evita muitas dores de cabeça.

Um único computador sem manutenção pode levar um funcionário a parar por mais de quatro horas (isso quando todos os reparos são feitos em apenas um dia). Faça um cálculo se um funcionário, ficar 4 horas sem trabalhar por semana, o custo de mão de obra desperdiçado por mês, pois bem, essa é a média do custo por não se ter uma manutenção preventiva de TI.

Por falamos justamente em boas práticas, ao investir em terceirização em TI, o ideal acaba sendo que todos os computadores que compõem a infraestrutura do departamento estejam atualizados e bem configurados com servidores seguros, isso sem mencionarmos as ferramentas de segurança que embora não tenhamos citado com o devido destaque, também funcionam para garantir maior produtividade.

Terceirizaçã em TI: Por que há um aumento de produtividade?

Setor de TI

Como mencionado acima, quando você tem uma equipe de alto nível te auxiliando em todas as etapas e ações relacionadas ao TI, você tem uma redução no tempo ocioso do sistema quando eventualmente ele apresenta falhas operacionais, ou o chamado downtime (queda do serviço de TI).

As empresas que oferecem o serviço de terceirização em TI têm foco na solução de problemas. Para o cliente isso significa que ele terá mais agilidade em todos os seus processos, sejam eles demandas mais simples ou complexas em sua rede.

Veja abaixo os benefícios que uma empresa de TI pode proporcionar:

  • Monitoramento de Ativos
  • Gestão de Fornecedores de TI
  • Suporte Remoto e Local
  • Analise Preditivo e Preventiva
  • Relatórios e Monitoramento de Performance

Além disso, com a opção de ter uma equipe terceirizada, você recebe todo respaldo necessário quanto às ações de segurança da informação, o que acaba reduzindo de maneira significativa problemas relacionados à área de TI.

Quando há o investimento em ações preventivas, muitos problemas acabam sendo evitados e dispensam a necessidade de reparos mais complexos que demandam mais tempo, recursos humanos e por vezes até mesmo recursos financeiros.

Se depois de toda essa explicação você manter o seu suporte em TI somente no modo corretivo, não diga que não avisamos. Brincadeiras a parte, estamos aqui parta te incentivar a melhorar o seu negócio e essa melhoria inicia com a terceirização do seu departamento de TI.

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Desde 2009 atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação. Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em https://www.dominit.com.br.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade