Segurança da Informação: um Ponto Vital

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

A tua empresa realiza um adequado e eficiente investimento em segurança da informação? Se você não tem certeza, esse post foi feito especialmente para você, pois tem como objetivo trazer algumas informações sobre a importância de conversarmos e, sobretudo, de investirmos em segurança da informação de forma adequada para a proteção dos dados institucionais.

Para que você tenha uma ideia do quanto é importante o investimento nessa área, no primeiro trimestre do último ano, ocorreram cerca de dois bilhões e meio de tentativas de ataques cibernéticos somente no Brasil (dados levantados pela Fortinet, uma empresa focada em soluções de segurança de rede).

Se você não faz o investimento adequado em segurança da informação deveria começar agora, sendo inclusive, esse um ponto vital para as empresas nas mais diferentes áreas de atuação.

Aliás, diga-se de passagem, que boa parte dos ataques e tentativas de ataques identificados pela Fortinet se destinam justamente as empresas e seus bancos de dados na busca pela captura de informações importantes que possam ter utilização, em específico dados pessoais. (consulte os artigos sobre LGPD).

Por que investir em segurança da informação?

A essa altura você já deve ter começado a visualizar um pouco do porquê acaba sendo importantíssimo investir em segurança da informação para proteger os dados da sua empresa.  

A principal preocupação das empresas hoje no que diz respeito a Tecnologia da Informação acaba sendo justamente a possibilidade de ataques cibernéticos (o que infelizmente é uma realidade).

Muitas empresas de diferentes portes possuem receio quanto à possibilidade de hackers e cibercriminosos conseguirem acessar suas informações e igualmente dados privados da instituição.

Se não houver investimento em ações para favorecer a segurança da informação, a empresa estará vulnerável a estes ataques, o que pode acabar gerando perdas irreparáveis em vários aspectos. Existem casos de ciberataques que culminaram em efeitos catastróficos, como:

  • Falência das empresas;
  • Quebra financeira pelo resgate dos dados;
  • Processos judiciais de clientes;
  • Indisponibilidade, causando prejuízos imensuráveis;
  • Demissão por justa causa.

Outro importante fator que merece destaque quanto a segurança da informação são os chamados mecanismos de proteção.

Quando você realiza o investimento em segurança da informação isso significa que você mantém mecanismos de proteção ativos e eles são fundamentais quando funcionam de maneira adequada.  

Dentre os principais mecanismos de proteção temos o backup (ele garante que todos os arquivos mais importantes possam ser recuperados caso algo aconteça), o antivírus (um software que protege os computadores enquanto trafegam pela internet evitando a possível instalação de softwares mal intencionados) e o firewall (tem o intuito de regulamentar a troca de dados e impedir que a máquina e igualmente a sua rede sejam acessadas por terceiros sem autorização).

Chamamos essas 3 frentes de Tri-pé da Segurança da Informação, somente com os investimentos adequados nessa frentes como inicia um bom investimento de Segurança. Depois dessa fase podemos aumentar segurança através de auditorias de acessos, logs, IDS, IPS, entre outros serviços que melhoram as camadas de segurança da informação.

Em síntese, quando há a aposta na segurança da informação podemos minimizar de maneira substancial todos os riscos e possíveis ameaças aos quais os dados e toda a sua infraestrutura está exposta, dessa maneira sua atividade não acaba sendo comprometida.

Você deveria pensar…

Terceirizacao em TI 1

Quando falamos sobre investimentos em segurança da informação não podemos nos esquecer que, infelizmente, ataques de softwares maliciosos ocorrem a todo momento e em todas as partes do mundo. Em geral, estes danos são ocasionados por malwares que tem o intuito de causar prejuízos e retardar o funcionamento da sua rede.

Uma prática muito comum que tem sido adotada por cibercriminosos e que merece atenção quanto às empresas diz respeito ao chamado sequestro de dados e documentos, através de malwares apelidados de RANSOMWARE.

Quando um arquivo contaminado (um arquivo de Word, por exemplo, ou mesmo um pdf) consegue acesso ao computador, eles rapidamente bloqueiam a rede e criptografam os dados que forem possíveis tornando impossível que o usuário acesse o próprio computador. Para liberar o acesso, os criminosos exigem uma alta quantia em bitcoins, uma vez que a moeda é impossível de ser rastreada, é a partir desse ponto que iniciam as tratativas de negociação de resgate.

Para o usuário comum, já se configura como uma tremenda dor de cabeça, mas imagina tal situação para uma empresa, seja ela de qual nível for, que perde o acesso a dados importantes sobre seus clientes, por exemplo?

Para as empresas, há dois aspectos extremamente ruins em relação a esse problema: o primeiro deles diz respeito à perda dos dados em relação a suas conexões com clientes, fornecedores e congêneres; outro acaba sendo desembolsar uma quantia extremamente elevada para ter acesso aos dados.

Em casos em que for escolhido fazer um backup de segurança dos arquivos que foram comprometidos, caso ele não tenha seu processo de recuperação concluído de maneira adequada os dados poderão ser novamente acessados. Isso se este backup for em NUVEM, pois uma falha muito grande das empresas é guardar os backup interno, junto com os dados, assim permitindo que o vírus contamine dados e backup.

Não se preocupe, investimento em Segurança da Informação podem variar de mil a um milhão, mas o mais importante é iniciar a proteção. Se você não sabe por onde iniciar, comece contratando um backup em nuvem, um firewall e um antivírus. Se precisa de ajuda conte conosco.

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento garantindo a segurança dos dados. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/seguranca-da-informacao/

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade