Segurança da Informação para Escritório de Contabilidade

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

Segurança da Informação: Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus e igualmente com o trabalho remoto fomentado por ela, o número de ataques cibernéticos aumentou consideravelmente no último ano (2020).

Segundo dados divulgados pela Fortinet, empresa focada em soluções de segurança de rede:

  • O número de tentativas de ataques dessa natureza no Brasil somente no primeiro semestre do último ano ultrapassou a marca de dois bilhões e meio.

Mas estes ataques não se direcionam apenas ao usuário comum, pelo contrário, muitos destes ataques tem destino mais do que certo, o banco de dados das empresas. Justamente por conta disso, acaba sendo fundamental o investimento em segurança da informação que infelizmente não é uma preocupação de toda empresa, mesmo aquelas que por obrigação legal deveriam ter um cuidado a mais quanto a esse quesito. No caso os escritórios de contabilidade.

O conceito de Segurança da Informação

Quando falamos sobre segurança da informação não podemos afirmar que é um conceito de conhecimento de todos os usuários que estão na rede e que realizam o compartilhamento diário dos seus dados.

Esse comportamento também se repete quando analisamos o cenário das empresas, mesmo aquelas que investem parcialmente em segurança da informação não o fazem de maneira adequada muitas vezes.

Quando não há investimento em segurança da informação, a empresa e igualmente os seus dados, estão passíveis de sofrerem com ataques hackers, que podem:

  • Se apropriar de informações de caráter privado obtidas através de brechas de segurança;
  • A empresa infringe regras da Lei Geral de Proteção de Dados;
  • Perda Financeira imensurável.

Segurança da informação para escritório de contabilidade

Escritorio de Contabilidade

Como vimos até aqui, infelizmente, quando a empresa não realiza um investimento em técnicas atualizadas e adequadas de segurança da informação todo o seu banco de dados está passível de sofrer com invasões e por consequência ter suas informações roubadas por pessoas maliciosas.

Se tua empresa consiste em um escritório de contabilidade, acaba sendo fundamental o investimento em segurança da informação até por obrigação legal.

Veja bem, escritório de contabilidade, por força de sua atividade profissional lida diariamente com dados fiscais e tributários de seus clientes, que devem estar protegidos de ataques dos criminosos cibernéticos.

A melhor maneira de fazer a blindagem destes dados acaba sendo justamente através do investimento em segurança da informação para que eles não estejam vulneráveis.

Investimentos como Firewall, Antivírus, Backup, Analise de Riscos e Vulnerabilidade e Software Originais, são os primeiros passos para uma boa Segurança da Informação.

Além disso, como uma obrigação legal do escritório de contabilidade, se faz necessário que todos os dados, documentos e processos de clientes fiquem armazenados por anos.

Infelizmente, quando não há uma preocupação com a segurança desses dados muitas perdas podem ocorrer comprometendo a legalidade de atuação da empresa e igualmente a sua imagem frente aos clientes.

Segurança da Informação: Buscando suporte em TI

A melhor alternativa para aplicar as melhores técnicas de segurança da informação no teu escritório de contabilidade é buscando suporte em TI.

Através da terceirização da respectiva responsabilidade quanto a proteção destes dados, você poderá:

  • Atuar com mais tranquilidade, se preocupando com o que realmente importa, a experiência do cliente.
  • Tendo certeza de que os dados dos seus clientes estão protegidos;
  • Ficando em conformidade com as adequações a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)

A terceirização em TI acaba sendo uma opção que apresenta excelente custo benefício para o cliente final, de modo a tornar a possibilidade uma escolha possível para empresas de pequeno e médio porte. Isso é investimento.

O que é feito?

Quando falamos em segurança da informação, no caso de um escritório de contabilidade, algumas medidas acabam sendo fundamentais, dentre essas ações temos, por exemplo, a criação do backup na nuvem.

O Backup em Nuvem garante a segurança dos dados em casos de desastre, mesmo que sua empresa seja atingida e esteja indisponível, a certeza de recuperação dos dados não tem preço.

A principal vantagem do backup é permitir o armazenamento de maneira permanente, sem que você tenha que se preocupar.

Outra ação extremamente importante que deve ser tomada quando falamos sobre segurança da informação para escritórios de contabilidade diz respeito a utilização de bons firewalls.

Os firewalls em tradução livre podem ser entendidos como “parede de fogo”, que é um servidor de proteção, que controla todo o tráfego da empresa.

Abaixo os principais benefícios de um firewall:

  • Balanceamento de Internet;
  • Relatório e Monitoramento de Internet;
  • Proteção contra Invasão;
  • Bloqueios de Acesso dos usuários.

Com a utilização de bons firewalls, há a garantia de que os dados de todos os teus clientes não serão acessados sem autorização. Essa barreira é feita justamente por meio do firewall.

Se você é proprietário de um escritório de contabilidade e não sabe como esta a segurança dos seus dados, saiba que tudo pode ser tornar um pesadelo de uma hora para outro, portanto não perca tempo, invista em Segurança da Informação.

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento garantindo a segurança dos dados. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade