Descrição: Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a saber como a segurança da informação torna dos dispositivos móveis com tecnologia 5G mais seguros. Confira:
A segurança da informação é uma das principais preocupações atribuídas à casas inteligentes, cidades inteligentes e dispositivos móveis. A escolha de um algoritmo blockchain robusto é uma outra questão que aumenta a complexidade ao implementar a segurança da informação em dispositivos móveis.
Além disso, podemos também dizer que o blockchain mostrou seu enorme potencial para transformar aplicativos domésticos inteligentes convencionais com seus principais recursos, incluindo descentralização, segurança, imutabilidade e anonimato.
Neste post começamos descrevendo a visão fundamental do conceito de segurança da informação para dispositivos 5G, mecanismo, estrutura de dados e suas plataformas populares de blockchain de código aberto.
Segurança da Informação: Como a Segurança da Informação se contextualiza no cenário global do cyber security?
O aumento contínuo do tráfego global de dados, como sinais de áudio e vídeo, impôs muitas melhorias na qualidade dos sistemas de telecomunicações, portanto várias soluções em sistemas de processamento de sinais digitais foram propostas nas últimas décadas.
Deste modo, com a tecnologia de processadores digitais de sinal e o novo cenário 5G para dispositivos móveis, a segurança da informação para dispositivos móveis com tecnologia 5G utilizando-se conceitos como blockchain representa:
Uma solução para aumentar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações em um ambiente 5G. Onde temos casas inteligentes com lâmpadas, eletrodomésticos, fechaduras e demais componentes todos interconectados através de uma cadeia blockchain.
A capacidade de várias tecnologias que exigem taxas de transferência em altas taxas de transmissão no domínio RF (Radiofrequency) são alguns exemplos de aplicações em que a rede 5G também poderá ser utilizada a fim de proporcionar uma maior segurança da informação para os dispositivos móveis.
Quais são as aplicações da Segurança da Informação no blockchain para casas inteligentes?
“A IoT é a plataforma de uma rede doméstica inteligente que interconecta dispositivos móveis, como smartphone, medidor inteligente e outros dispositivos. Os sistemas domésticos inteligentes têm a capacidade de facilitar e promover a vida e a vida independente das pessoas.”
O surgimento da tecnologia blockchain como um mecanismo transparente e responsável pela proteção de dados está abrindo caminho para novos potenciais de solução de sérios problemas de privacidade, segurança e integridade de dados nas casas inteligentes.
“O blockchain é uma tecnologia promissora capaz de atender a essa demanda de dispositivos móveis. Este conceito fornece uma revisão abrangente dos avanços atuais e destaca o grande progresso do emprego da blockchain em sistemas domésticos inteligentes.”
A tecnologia Blockchain faz referência ap ecossistema da IoT e consiste em dois componentes principais: estrutura de dados da blockchain e contrato inteligente. Os valores de hash conectam criptograficamente os blocos.
Computadores e servidores domésticos podem ser considerados como dispositivos móveis responsáveis por verificar e adicionar novas transações a novos blocos, enquanto contratos inteligentes seguem regras pré-definidas e facilitam as troca de informações em casas inteligentes.
Como as Redes 5G funcionam em dispositivos móveis?
A necessidade pelo acesso a rede móvel tanto para a comunicação de voz, quanto para a comunicação de dados está evoluindo de tal maneira, que os tráfegos das informações acabam congestionando a rede e tornando-a lenta.
Causas como a deficiência na tecnologia 5G, falta de cobertura da área, problemas na recepção das antenas e rádios, são pontos que devem ser melhorados para fornecer um serviço de qualidade a todos os equipamentos conectados dentro de uma infraestrutura de rede móvel celular.
“Desde o início as comunicações móveis dependeram de espectros licenciados para oferecer serviços a operadores de uma determinada área. Este princípio será mantido no 5G, com a adição de espectros não licenciados que poderão ser usados pelos operadores principalmente em frequências acima de 10GHz.”
Uma das ferramentas fundamentais usadas na tecnologia 5G é a assinatura. É um alicerce para muitos outros serviços, como por exemplo, autenticação de origem de dados, identificação e prova para mencionar alguns.
Por que contratar uma empresa de gerenciamento de TI em nuvem é uma solução eficaz para Segurança da Informação em dispositivos 5G?
Agora que já sabemos um pouco mais sobre criptografia e blockchain, podemos dizer que contratar uma empresa de gerenciamento de TI em nuvem, garante a segurança nas comunicações e permite o melhor desempenho dos dispositivos 5G.
Se você quiser saber mais a respeito de tecnologias 5G, acesse agora mesmo o link deste site (https://www.teleco.com.br/) e se informe mais a respeito da transmissão, operadoras e coberturas de redes 5G.
A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.
Venha para a Dominit! Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.