Ransomware publica dados bancários da Chilli Beans

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

Em dois dias o ransomware Prometheus anuncioui três vítimas brasileiras, incluindo a franquia de acessórios Chilli Beans

Chilli Beans sob ataque Ransomware

Os operadores do ransomware Prometheus estão focando em países da América do Sul, especialmente no Brasil. Nos últimos três dias, o grupo anunciou três vítimas no país: ontem, foram a franquia de acessórios de moda Chilli Beans e o Sincor (sindicato dos corretores de seguros e capitalização do Estado de São Paulo); hoje, foi a Master Publicidade, de Curitiba. Nos três casos, os cibercriminosos publicaram dados sensíveis das organizações para comprovar a invasão das redes, incluindo informações relacionadas às finanças das três. No caso da Chilli Beans, publicaram inclusive uma planilha que contém movimentações bancárias.

Além dessas vítimas, o Prometheus já incluiu em sua lista as empresas brasileiras Paraty Capital, de São Paulo; Medicar, de Ribeirão Preto; Metalgráfica Cearense, de Fortaleza; e Sprink, do Rio de Janeiro. O site dos criminosos afirma que a Medicar pagou resgate. Apenas quatro vítimas pagaram até o momento, de acordo com o site do grupo. Os outros três são uma empresa agrícola peruana e organizações de transporte e logística na Áustria e Cingapura. Não há informações sobre os valores do resgate.

Dados bancarios

O Prometheus utiliza táticas de extorsão dupla: no seu site de vazamentos, ele informa a identidade das novas vítimas e publica dados roubados disponíveis para venda a outros cibercriminosos ou para forçar o pagamento. O grupo afirma ter violado 30 organizações de governos, serviços financeiros, manufatura, logística, consultoria, agricultura, serviços de saúde, agências de seguros, energia e escritórios de advocacia nos Estados Unidos, Reino Unido e mais uma dúzia de países na Ásia, Europa, Oriente Médio e América do Sul.

O que diz a Unit 42?

A Unit 42 da Palo Alto Networks vem acompanhando o grupo desde seu aparecimento e comenta que o Prometheus afirma fazer parte da gangue de ransomware REvil. No entanto, ele usa malware e táticas semelhantes ao ransomware Thanos, dizem relatórios da Unit 42; os especialistas não têm nenhuma indicação de que essas duas gangues de ransomware estejam relacionadas de alguma forma. A declaração dos cibercriminosos pode ser uma tentativa de explorar o nome do REvil para persuadir as vítimas a pagar ou para desviar a atenção do Thanus.

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade