Os riscos da Computação em Nuvem

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

Descrição: Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a saber quais são os riscos da computação em nuvem. Confira:

Neste artigo iremos lhe mostrar que como toda a tecnologia que vem com seus benefícios, a computação em nuvem também tem seus riscos e falhas de segurança. É preciso entender os prós e contras da computação em nuvem e como contextualizar quaisquer desvantagens existentes entre os riscos da computação em nuvem.

A computação em nuvem beneficiou muitas empresas, reduzindo custos e permitindo um foco na competência de negócios principal, em vez de problemas de TI e infraestrutura.

Deste modo, riscos da computação em nuvem devem ser evitados conforme mostraremos neste artigo: tempo de inatividade, segurança e privacidade, vulnerabilidade ao ataque e servidores indisponíveis são umas das principais desvantagens da computação em nuvem.

Riscos da computação em nuvem: Quais são as desvantagens da computação em nuvem?

Como dissemos, há algumas disvantagens da computação em nuvem. Embora as vantagens superem os riscos da computação em nuvem desta prática de programação, as empresas devem tomar alguns cuidados ao fazer a homologação para o ambiente em nuvem durante o processo de migração.

Além disso, desvantagens como os ataques à nuvem e a questão da segurança criptografada são alguns pontos que preocupam os especilistas e peritos em computação em nuvem. Entretanto, estas desvantagens podem ser contornadas com as boas práticas de programação em nuvem, como empreasas que estão há anos no mercado da tecnologia da informação.

Deste modo, os riscos da computação em nuvem estão relacionados com a programação em nuvem: como veremos no próximo tópico deste artigo, os servidores em nuvem são tecnologias que requerem criptografia de ponta, e, além disso, constante monitoramento para que eles possam operar em sua totalidade de tempo, ou seja, sem causar interrupções.

Adicionamente, com a contratação de serviços em nuvem especializados como os da Dominit Cloud and Management IT estas desvantagens poderão se substituídas por grandes benefícios, como: alta disponibilidade da nuvem, melhor desempenho dos servidores e programação em nuvem integrada!

Riscos da computação em nuvem: Por que se preocupar com os riscos da computação em nuvem?

Por que se preocupar com os riscos

1) Tempo de inatividade

Em sistemas de computação, o tempo de inatividade é frequentemente citado como uma das maiores desvantagens da computação em nuvem. Como os sistemas de computação em nuvem são baseados na internet, interrupções de serviço são sempre possibilidades infelizes e podem ocorrer a qualquer motivo.

Tua empresa pode suportar os impactos de uma interrupção ou desaceleração?  Se não, é algo pra se pensar. Cabe enfatizar que nós da DOMINIT garantimos que existem práticas para minimizar o tempo de inatividade planejado em um ambiente de nuvem:

Projete serviços com alta disponibilidade e recuperação de desastres em mente para os sistemas de computação. Aproveite as zonas de multidisponibilidade fornecidas por fornecedores de nuvem em sua infraestrutura.

Se seus serviços têm uma baixa tolerância de falhas, considere implantações em várias regiões com failover automatizado (tolerância de falhas do sistema) para garantir a melhor continuidade possível de negócios.

Defina e implemente um plano de recuperação de desastres alinhado com seus objetivos de negócios que forneça o menor tempo de recuperação (RTO) e objetivos de ponto de recuperação (RPO) possíveis em sistemas de computação.

2) Segurança e privacidade

Embora os provedores de serviços em nuvem implementem os melhores padrões de segurança e certificações do setor, o armazenamento de dados e arquivos importantes em provedores de serviços externos sempre apresenta riscos. Qualquer discussão envolvendo dados deve abordar segurança e privacidade, especialmente quando se trata de gerenciamento de dados confidenciais.

Obviamente, espera-se que qualquer provedor de serviços em nuvem (embora nem todos sejam capacitados) gerencie e proteja a infraestrutura de hardware subjacente de uma implantação em sistemas de computação. No entanto, suas responsabilidades estão no domínio do gerenciamento de acesso do usuário e cabe a você pesar cuidadosamente todos os cenários de riscos.

Melhores práticas para minimizar riscos de segurança e privacidade são:

Isso é importante: entenda o modelo de responsabilidade compartilhada de seu provedor de nuvem. Você ainda será responsável pelo que ocorrer em sua rede e em seu produto.

Implemente a segurança em todos os níveis de sua implantação.

Saiba quem deve ter acesso a cada recurso e serviço, e limite o acesso ao privilégio mínimo. Se um funcionário desonrar e obter acesso à sua implantação, você desejaria que seu impacto fosse na menor área possível para os sistemas de computação.

3) Vulnerabilidade ao ataque

Na computação em nuvem, todos os componentes estão online, o que acaba expondo vulnerabilidades potenciais. Mesmo as melhores equipes sofrem ataques graves e violações de segurança de vez em quando em relação aos sistemas de computação. Como a computação em nuvem é construída como um serviço público, é fácil executá-la antes de você aprender a andar. Afinal, ninguém em um fornecedor de nuvem verifica suas habilidades de administração antes de conceder a você uma conta: tudo o que é necessário para começar é geralmente um cartão de crédito válido.

Práticas para reduzir ataques à nuvem:

Faça da segurança um aspecto central de todas as operações de TI. Mantenha todas as suas equipes atualizadas com as melhores práticas de segurança na nuvem.

Certifique-se de que todas as políticas e procedimentos de segurança sejam verificados e revisados. Integre estratégias de prevenção e resposta às operações de segurança. Remova o acesso por senha de contas que não precisam fazer login nos serviços de sistemas de computação.

Como manter os servidores em nuvem sempre ativos?

Como manter os servidores em nuvem

Para manter os servidores em nuvem sempre ativos, primeiramente, será necessário ter um ambiente de TI com alta disponibilidade, backup em nuvem e, além disso, contar com um suporte on-line para que as soluções em nuvem possam ser implementadas no ambiente em homologação.

Deste modo, os servidores em nuvem podem estar sempre ativos quando temos um ambiente em nuvem com alta disponibilidade e taxa de transferência: os erros de nuvem indisponível ou, em um pior cenário, servidor sobrecarregado, poderão ser evitados com um suporte em TI totalmente dedicado às aplicações em nuvem. Assim , os riscos da computação em nuvem são minimizados.

Portanto, uma boa dica para manter os servidores em nuvem sempre ativos também é verificar o ambiente de alta disponibilidade da empresa: geralmente, quando a empresa possui uma matriz e filiais espalhadas pelas várias capitais brasileiras, é normal que falhas nos servidores ocorram devido à alta demanda de dados nas redes locais. Adicionalmente, a Dominit Cloud and Management IT poderá ajudar a sua empresa a suprir esta demanda, com uma migração em nuvem compatível com os servidores da sua empresa.

Por que contratar uma empresa de TI especializada em computação em nuvem?

Ao contratar uma empresa de TI em São Paulo – SP especializada em computação em nuvem, é possível reduzir os custos em computação em nuvem, melhorar a disponibilidade dos servidores. Além isso, todos os custos destes imprevistos são levados em conta na hora de fazermos a migração do seu ambiente de TI para a nuvem!

Portanto, se você quiser saber mais sobre programação em nuvem, disponibilidade de servidores, computação em nuvem e os riscos da computação em nuvem, acesse agora mesmo o site da do nosso parceiro Google Cloud (https://cloud.google.com/) e confira todos os requisitos da computação em nuvem para a sua empresa.

Por isso é importante contratar uma empresa especializada e com experiência na proteção e implementação de forma adequada para uma migração adequada na computação em nuvem, nós da Dominit Cloud and Management IT priorizamos o cliente acima de tudo em questão de segurança. A Dominit Cloud and Management IT atua nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação. Há 11 anos no mercado, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade