O que é Computação em Nuvem?

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

Descrição: Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a saber o que é computação em nuvem e como aplicá-la. Confira:

O que é computação em nuvem?

As necessidades computacionais em TI de uma empresa ou indivíduo hoje são altas e continuam a aumentar a cada dia. Com isso, entra o papel no qual muitas empresas já estão buscando sua salvação: Computação em Nuvem. Este artigo oferece uma visão geral da computação em nuvem e aponta as vantagens e desvantagens mais importantes.

A computação em nuvem é uma das tecnologias que impulsionam a escala e produtividade. Ela permite que um usuário utilize uma variedade de serviços de um conglomerado de hardware conectados a internet, denominado nuvem, fornecida por um provedor de serviços. O usuário pode acessar esses serviços por meio de várias interfaces ou programas, como um navegador da web. Tudo que eles precisam é uma conexão de internet e um dispositivo digital, como um laptop, tablet ou smartphone.

Os serviços de computação em nuvem estão disponíveis em toda a gama de necessidades tecnológicas e tomando muito espaço das necessidade dos usuário final, visto que estão disponíveis em smartwatches, alto-falantes inteligentes, como Amazon Echo e em veículos. Assistentes virtuais, como Alexa, Google Assistant, Cortana e Siri são capazes de interação por voz e controle de dispositivos inteligentes. Resumindo, com esta técnica se torna possível usar recursos de qualquer lugar, em qualquer situação e na medida da sua necessidade, e , em se tratando de inovação e experiência na área, a DOMINIT há 11 anos trabalha com programação em nuvem para seus clientes.

Quais são os três principais benefícios da computação em nuvem?

Quais sao os tres principais beneficios

1 – O melhor custo benefício na área de TI.

Com qualquer forma de programação em nuvem, uma empresa paga apenas pelos recursos e serviços que realmente usa em relação à redundância em TI. A situação é diferente quando se trata de operar sua própria TI. A empresa inicialmente precisa fazer altos investimentos em hardware e software sem saber se o desempenho de TI está muito alto ou muito baixo. A própria infraestrutura de TI é um grande problema, especialmente para empresas iniciantes que teriam de enfrentar altos investimentos antes de iniciar as suas operações. Assim, a computação oferece vasta flexibilidade e minimiza significativamente os custos iniciais.

2 – As tecnologias mais recentes podem ser usadas.

Sem a programação em nuvem, muitas empresas não seriam capazes de alcançar tecnologias sofisticadas, devido ao alto custo inicial ou especialização. A programação em nuvem permite compartilhar essas tecnologias em blocos, seja por consumo de horas ou serviços, e permitir que as tecnologias mais recentes sejam acessíveis a todos, gerando diversas oportunidades de negócios, tanto para quem fornece como para quem consome, e otimiza a redundância em TI. Ao escolher uma empresa de computação em nuvem, como Google, Microsoft Azure ou Amazon Web Services o usuário ou cliente sempre pode ter certeza de que o provedor de serviços está usando o hardware e software mais recente em conformidade com as medidas de segurança de TI, gerando uma segurança da informação maior do que se fosse em casa (on-premisses). Graças a programação em nuvem a tecnologia foi democratizada.

3 – A TI funciona imediatamente, com segurança em qualquer lugar.

Comparando a TI tradicional interna com serviço de computação em nuvem, vemos a grande economia de tempo que geram resultados financeiros e produtivos, pois para se levantar um serviço em modo tradicional é necessário equipe, recurso, janela de execução e principalmente criar regras e equipamentos de segurança para um bom projeto com a redundância em TI. Com a computação em nuvem você consegue subir serviços e implementar servidores de forma rápida, eficiente e segura. O registro e a administração necessários são geralmente tão simples que nenhum funcionário do departamento de TI precisa se preocupar com isso. Outra vantagem significativa é a acessibilidade dos serviços de qualquer lugar – por exemplo durante uma viagem de carro por comando de voz.

A TI funciona imediatamente

Como dissemos, a redundância em TI proporciona muitas vantagens para as empresas, como: o monitoramento mais eficiente de processos, a homologação do ambiente de TI e a migração do ambiente para a nuvem. Portanto, a segurança da computação em nuvem possibilita que todos os arquivos e dispositivos conectados à nuvem possam ser acessados rapidamente, e protegidos com criptografia.

Deste modo, a segurança dos servidores da nuvem também poderá ser otimizada com esta técnica de TI. Adicionalmente, com servidores mais robustos, e com a criptografia de ponta a ponta nestes dispositivos, a disponibilidade da nuvem tende a ser muito maior do que com os métodos de computação tradicionais.

Além disso, a redundância em TI permite que o processo de outsourcing seja muito menos complicado, e a terceirização em TI possa ser implementada nas empresas através da migração dos ambientes tradicionais para o ambiente em nuvem. Isto é uma vantagem e segurança que a Dominit Cloud and Management IT oferece aos nossos clientes! Acesse o nosso site e confira (https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/).

Como ela pode ser implementada na sua empresa através da consultoria em TI?

Sem a computação em nuvem, muitas empresas de TI em São Paulo – SP não seriam capazes de implementar novas tecnologias devido a falta de recursos financeiros. A computação em nuvem torna mais fácil e acessível o uso de ferramentas para conduzir a digitalização.

Simplificando, uma empresa deixa toda a sua TI para um parceiro que tem um domínio muito melhor sobre ela. O preço que as empresas pagam terceirizando o serviço ao invés de fazer por conta própria é baixo. Caso você queira saber mais a respeito da computação em nuvem, acesse agora memso o site de nosso parceiro AWS (https://aws.amazon.com/) e confira!

A Dominit Cloud and Management IT atua nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação. Há 11 anos no mercado, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade