Monitoramento em TI: como reduzir os custos?

Índice do artigo

Você realiza o monitoramento dos ativos de TI na tua empresa?

Não? Você precisa começar a fazer isso hoje mesmo e nós vamos te explicar porquê.

Notoriamente como um processo natural de evolução, acesso à informação e a tecnologia de ponta, cada vez mais empresas estão se modernizando e investindo em Tecnologia da Informação (TI) para realizar diariamente as suas atividades.

A partir da adoção dessa ferramenta em suas atividades se faz mais do que necessário a utilização do monitoramento em TI para evitar situações tais como a perda de informações e correlatos.

Não se preocupe, nós vamos explicar aqui detalhadamente tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Quando falamos em Tecnologia da Informação (TI) devemos estar sempre preparados para:

  • Reduzirmos os impactos de eventuais imprevistos;
  • Garantir que os investimento estão embasados na necessidade da empresa;
  • Garantir que o dados se mantenham íntegros.

Uma maneira de evitar que imprevistos ocorram ou a melhor maneira de estar preparado para eles é investindo adequadamente no Monitoramento em TI.

Por que eu deveria me preocupar em monitorar dados?

Quem nunca sofreu com um problema relacionado com a infraestrutura do TI pode fazer essa pergunta até mesmo com desdém, mas o fato é que:

O monitoramento em TI é extremamente importante.

Quando você opta por fazer o monitoramento pode acabar realizando a correção de determinados erros antes que o mesmo possa de fato desencadear algum problema que gere perdas financeiras para a empresa.

Esse acaba sendo a primeira grande vantagem do monitoramento de TI:

  • Você não perde quando realiza o monitoramento, pelo contrário, você ganha o mais importante: PRO ATIVIDADE.

Além disso, é possível fazer o monitoramento do desempenho de todos os equipamentos que compõem a estrutura de TI, podendo com isso gerar economia para a empresa, imagina a improdutividade que a empresa possui se todos os colaboradores estiverem trabalhando com computadores lentos? Ou com uma Internet lenta? Ou até mesmo com vírus na rede?

Qual a melhor maneira de realizar o monitoramento em TI?

Se você sabe quão importante são os teus dados e igualmente o teu tempo, sabe que o monitoramento em TI acaba sendo algo fundamental e que pode contribuir de maneira significativa para o teu negócio, portanto a melhor maneira é terceirizando o serviço com quem entende.

Para introduzir o monitoramento, os primeiros passos são:

  • Determinar quais são os dados mais importantes para o teu negócio;
  • Determinar quantos ativos de TI sua empresa possui;
  • Escolher o fornecedor com as ferramentas adequadas;
  • Iniciar o monitoramento e estudar os Relatórios (Dashboards)

No que diz respeito a melhor maneira prática para realizar o monitoramento, o indicado é:

  • Apostar na utilização de softwares sendo eles os mais eficazes para a atividade.

No caso do uso de softwares, o que mais indicamos, consequentemente, os melhores para o monitoramento são os Zabbix e igualmente o Grafana, eles se completam, mas tudo depende exclusivamente do que você precisa e de quais são os teus objetivos específicos com o monitoramento em TI.

Outsourcing em TI

Precisamos conversar sobre Outsourcing em TI

Você deve estar pensando que precisará investir muito para realizar o monitoramento em TI, tendo que fazer a instalação deste subdepartamento em tua empresa, mas o fato é que atualmente podemos contar com o serviço de outsourcing em TI, que já possui esse recurso.

O conceito de outsourcing em TI representa o processo de terceirização do departamento tanto da gestão como também do controle de todos os processos relacionados com a área de Tecnologia da Informação.

“O outsourcing em TI oferece um excelente custo-benefício e inúmeras vantagens, tais como maior monitoramento na prevenção de falhas no sistema, favorecendo os trâmites e os processos naturais de utilização de toda infraestrutura de TI.”

Com a adoção do outsourcing em TI você conta com um Network Operations Center (NOC). É uma equipe que passa a te assistir em todas as tuas necessidades, fazendo:

  • O monitoramento vinte e quatro horas por dia;
  • Identificação pro ativa de falhas;
  • Comprovação de recursos para investimento.

Embora o Zabbix e igualmente o Grafana sejam os softwares mais utilizados e igualmente os mais eficientes, a equipe NOC fará a avaliação do software a ser utilizado a depender da tua necessidade.

Então, vai continuar gastando fortunas de dinheiro por falta de pro atividade? Vai continuar sem saber o que esta acontecendo com a sua TI?

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade