Migração para Computação em Nuvem |Quando você deve realizar?

Post Atualizado em: 10 de outubro de 2023
Índice do artigo

Migração para computação em nuvem: Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a saber quando você deve ir para a computação em nuvem. Confira:

Migracao para computacao em nuvem

Quando falamos de migração para computação em nuvem, há muitos benefícios que esta prática em TI proporciona para as empresas: menores custos com mão-de-obra, ambiente de TI integrado à nuvem e alta disponibilidade de servidores são alguns exemplos de benefícios da computação integrada à nuvem.

Neste artigo, você perceberá logo no início da leitura que a computação em nuvem é tão necessária para a boa gestão dos dados, que você não mais se perguntará se deve investir nessa tecnologia, mas sim quando começará a investir.

Deste modo, será falado nesta leitura como ocorre a migração para computação em nuvem, quais são as vantagens para o seu negócio, como: foco no negócio, agilidade nos negócios, armazenamento de dados com segurança, capacidade de dimensionamento elástico e processo de implementação simples.

Como ocorre a migração em nuvem

Assim como já falamos nos posts anteriores da Dominit Cloud and Management IT, a computação em nuvem ocorre através do processo de migração por homologação do ambiente de TI. Além disso, somos parceiros da ZABBIX e temos um dos melhores processos de monitoramento do Brasil.

Portanto, para realizar a migração para computação em nuvem de um ambiente empresarial para a computação em nuvem, também é necessário o processo de monitoramento deste ambiente. Com esta visão em mente, o atendimento pró-ativo é primordial nesta aplicação, pois assim suporte corretivo pode ser diminuído.

Além disso, contamos com o inventário automatizado para que o nosso sistema possa aplicar a inteligência gerencial que em poucos segundos é possível gerar todo o inventário de hardware e software. Adicionalmente, a visualização de necessidades tecnológicas se torna mais fácil, onde ocorre o apoio nos investimentos e conformidade legal no licenciamento de produtos.

Deste modo, o gerenciamento do sistema de backup também é feito para a migração para computação em nuvem! Temos soluções de backup local e em nuvem, para atender todas as demandas de backup: são mais de 14 datacenters espalhados pelo mundo para replicação dos backups.

Quais são as vantagens para o seu negócio?

Manter o foco no negócio: as empresas dos mais diversos portes e segmentos estão percebendo que administrar um departamento de TI não é sua competência principal. A migração para computação em nuvem é uma necessidade real de mudança para todas as empresas, e o investimento em serviços em nuvem costuma ser mais econômico e confiável, permitindo inserir seus recursos, mesmo que limitados, ao crescimento dos seus negócios.

Agilidade nos negócios – as empresas com investimentos significativos em tecnologia podem se ver incapazes de tirar vantagem das mudanças no mercado ou responder às pressões competitivas porque o capital, as pessoas ou o tempo não estão disponíveis na medida necessária para reagir. Os serviços de migração para computação em nuvem removem essas barreiras, permitindo que as empresas adaptem continuamente suas necessidades de tecnologia aos seus negócios sem os custos que normalmente teriam que ser considerados com um datacenter local.

Armazenamento de dados com segurança – Conforme as empresas, independente do porte, começam a adotar esses serviços baseados em nuvem, a segurança se torna primordial. No entanto, os serviços em nuvem estão começando a melhorar seu histórico de segurança. Embora a segurança ainda seja uma preocupação para algumas empresas, os serviços em nuvem como Nextcloud, que nós da DOMINIT fazemos questão de utilizar, estão em constantes atualizações em suas medidas de segurança para atender de forma cada vez mais completa essa demanda.

Capacidade de dimensionamento elástico – A elasticidade, ou a capacidade de aumentar ou diminuir rapidamente, é necessária na migração para computação em nuvem para acompanhar a demanda. Se um aplicativo exibir grandes volumes de tráfego, o serviço não será afetado porque servidores adicionais serão fornecidos automaticamente. Essa elasticidade significa simplesmente que a nuvem pode provisionar ou liberar imediatamente de acordo com o que for necessário.

Processo de implementação simples – Muitas pessoas parecem pensar que migrar para a nuvem é um processo bastante complicado. Embora haja certas etapas que precisam ser seguidas, implementá-la não é tão complicado como quando você precisa instalar um servidor local. O processo realmente deve ser planejado, mas não é algo com que você deva se preocupar. Na verdade, a terceirização garante isso, já que a migração para a nuvem pode ser simples e fácil, desde que você use equipes ou hosts para ajudá-lo a concluir a tarefa.

Migração para computação em nuvem: Como ser melhor que a concorrência?

Como ser melhor que a concorrencia

A computação em nuvem lhe dará o benefício de desfrutar de uma vantagem sobre seus concorrentes. Como a nuvem continua aumentando a popularidade, entrar nela antes que seus principais concorrentes o façam será uma grande vantagem, especialmente porque ainda existem inúmeras empresas que preferem fazer as coisas do jeito antigo. Com essa vantagem e as grandes oportunidades de escalonamento, não demorará muito para que seu negócio atinja seus mais altos objetivos.

Além disso, para sair na frente da concorrência, destacando o seu negócio, é importante que você possa estabelecer métodos de trabalho contínuo em computação em nuvem para otimizar as potencialidades do seu negócio. Mas o que é isso? Isso significa aproveitar ao máximo as funcionalidades técnicas do ambientes em nuvem que são disponiblizadas aos usuários da empresa na homologação de ambiente de TI, como: interface otimizada, configuração de servidores e alta taxa de transferência de dados.

Deste modo, a computação em nuvem poderá ser uma aliada dos pequenos e médios negócios na busca por destauqe no mercado de trabalho, ganho de capital, otimização de produtos e serviços e geração de trabalho e renda. Portanto, para ser melhor do que a concorrência é necessário constante inovação!

Migração para computação em nuvem: Por que contratar uma empresa de TI especializada em computação em nuvem?

Ao contratar a nossa empresa Dominit Cloud and Management IT para computação em nuvem, você poderá aproveitar as vantagens de segurança, disponibilidade e alta taxa de dados para que a sua empresa se destaque da concorrência! Nós temos procedimentos e normas de tecnologia da informação ideais para a aplicação na sua empresa.

Portanto, com a contratação da empresa de TI em São Paulo – SP é possível ter um ambiente completo em soluções em nuvem. Somos parceiros da Google Cloud  e AWS (Amzaon Web Service), que juntamente com a DOMINIT proporcionam ao seu empreendimento as melhores soluções em TI.

Nós da Dominit Cloud and Management IT estamos aqui para isso: ajudá-lo a, com segurança, superar suas mais altas metas. Atuamos nas áreas de terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação. Há 11 anos no mercado, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem. Venha para a Dominit!

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade