Líderes do G7 pedem que Rússia ajude no combate aos ransomwares

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

A edição deste ano do encontro mundial de líderes do G7 foi realizada no Reino Unido (UK) e envolveu assuntos tecnológicos.

O grupo dos líderes do G7 formado por representantes de:

  1. Estados Unidos (USA);

2. Reino Unido (UK);

3. Japão (JP);

4. Alemanha (DE);

5. França (FR);

6. Itália (IT) e

7. Nações da União Europeia (EU).

Pediram que a Rússia (RU) ajudasse a investigar, identificar e deter responsáveis por ataques de ransomware originados no país.

“Nós nos comprometemos também a trabalhar juntos para urgentemente tratar da ameaça compartilhada e crescente de uma rede criminosa de ransomware. Nós ( os líderes do G7) convocamos todos os estados a urgentemente identificarem e desmantelarem essas redes criminosas operando em suas fronteiras, além de julgar aqueles responsáveis pelas suas ações”

Diz o documento oficial resultante do encontro, assinado por todas as autoridades presentes (G7).

Líderes do G7: Um atrás do outro

Ataque Rasomware

A Rússia (RU) foi citada especificamente pelas suspeitas de que ao menos um dos grandes grupos envolvidos na onda recente de ataques está situado no país, sem contar outras acusações recentes de cibercrimes.

Em segundo lugar, só nos últimos meses, foram registrados vários ataques de ransomware de larga escala:

  • Com alvos governamentais e corporativos dos mais diversos tamanhos;
  • Bose, Fujifilm, JBS e os oleodutos da Colonial Pipeline foram alvos recentes;
  • Sendo que as duas últimas fizeram o pagamento do resgate;
  • Resultando em altas quantias obtidas pelos criminosos.

A partir de junho de 2021, esses crimes serão investigados com a mesma prioridade de terrorismo nos EUA.

Preocupação dos Países

Por ser uma preocupação de segurança nacional, os ataques de ransomware foram associados à Rússia (RU) na EU por conta do:

  • Sucesso de grupos de hackers locais;
  • Que atacaram infraestruturas americanas (USA) e europeias (EU).

Muitos em Washington (WA) acreditam que esses grupos operam com, pelo menos, o consentimento tácito da administração Putin (RU).

Como consequência:

Espera-se que ransomware e cibersegurança tenham destaque na conferência entre Biden (líderes do G7) e Putin nesta quarta-feira (16).

Fonte: MoneyTimes e Tecmundo.

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit IT !

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade