Grupo Fleury é nova vítima de ciberataque de ransomware

Simbolo do Grupo Fleury
Índice do artigo

Grupo Fleury: Empresa de medicina diagnóstica está com todos os sistemas indisponíveis desde o início da tarde de terça-feira 22/06/2021.

Mais uma empresa brasileira é vítima de ciberataque de ransomware. Após o ataque desferido contra a unidade americana da JBS, maior empresa de processamento de carne do mundo, agora foi a vez do Grupo Fleury, uma das mais renomadas empresas de medicina diagnóstica do país. Os sistemas da companhia estão fora do ar desde o início da tarde desta terça-feira, 22.

Ao acessar o site da empresa, o usuário se depara com o seguinte comunicado:

“Informamos que nossos sistemas estão indisponíveis neste momento e que estamos priorizando o restabelecimento dos serviços. As causas dessa indisponibilidade foram originadas a partir da tentativa de ataque externo aos nossos sistemas, que estão tendo suas operações restabelecidas com todos os recursos e esforços técnicos para a rápida normalização dos nossos serviços”.

Este é o mesmo comunicado enviado pela empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, a este noticiário. Ela não informa, porém, se os operadores do ransomware fizeram algum pedido de resgate, nem tampouco que tipo de banco de dados foi afetado, se de exames laboratoriais, exames por imagem ou do cadastro de pacientes.

Ainda com seus sistemas indisponíveis na manhã desta quarta-feira, 23, o Grupo Fleury enviou o seguinte comunicado:

“Com o objetivo de compartilhar atualização sobre o restabelecimento dos nossos serviços após indisponibilidade decorrente da tentativa de ataque externo aos nossos sistemas, informamos que estamos com um grupo de profissionais altamente especializados em tecnologia e segurança da informação avançando consistentemente nas soluções para realizarmos uma retomada gradual e segura dos nossos serviços.

Vale salientar que nossa base de dados está íntegra e que o atendimento em todas as nossas unidades segue acontecendo ainda por meio de ação de contingência para garantir a prestação de serviços aos nossos clientes, que seguem recebendo nosso foco de atenção.

Até o momento desta publicação, nenhum dos 26 grupos de ransomware monitorados por CISO Advisor havia reivindicado a autoria do ataque. Uma fonte com conhecimento sobre incidente informou ao portal Tecmundo que o ataque foi feito pelo grupo de hackers REvil. Em geral, os grupos de ransomware não anunciam suas vítimas no mesmo dia do incidente. Eles aguardam um prazo de três a sete dias dado para que elas paguem o resgate.

O REvil, também conhecido como Sodinokibi, é um dos grupos cibercriminosos mais lucrativos do mundo e acredita-se que a maioria de seus membros residam na Rússia ou em países que faziam parte da ex-União Soviética. Além da JBS, ele tem em sua lista de vítimas a Honeywell, Acer e a Braskem.

O REvil não é apenas um ransomware, mas uma plataforma que controla ataques de ransomware. Ele opera como um “ransomware as a service”, que aluga seus serviços e cobra uma porcentagem dos resultados. Os “afiliados” são as pessoas que distribuem o malware por meio de campanhas de phishing.

A ações da Fleury não sofreram impacto, pois percebe-se que o mercado financeiro ainda não compreendeu os efeitos colaterais dos ataques hackers.

Saiba tudo sobre Ransomware e suas consequências falando com nossos especialistas em Segurança da Informação.

Somos uma Empresa de TI em Indaiatuba.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade