Frigorífico JBS pagou US$ 11 milhões em resgate a autores de ataque ransomware

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

O frigorífico JBS confirmou ao The Wall Street Journal nesta quarta-feira, 9, que pagou 11 milhões de dólares (U$) aos hackers que atacaram:

Os sistemas da empresa no Estados Unidos (EUA) e na Austrália (AU) no final de maio.

O pagamento (em U$) foi feito em bitcoin pelo frigorífico JBS e, de acordo com a empresa, foi realizado para:

Proteger as plantas do frigorífico de novas interrupções e limitar o impacto a restaurantes, lojas e fazendeiros que dependem da companhia, afirmou ao jornal André Nogueira, diretor da divisão americana.

“Foi muito doloroso pagar aos criminosos, mas fizemos o que era correto para os nossos consumidores”

Afirmou, reiterando que a empresa (EUA) só pagou a quantia (em U$) depois que os sistemas foram restabelecidos nas plantas da empresa frigorífico JBS.

Ataques Ransomware ao frigorífico JBS

Ataques de Ransomware são um tipo de atividade criminosa digital que:

  • “Sequestra” os sistemas e redes de computadores de um usuário ou de uma empresa.
  • Como o frigorífico JBS (EUA), tornando-os inutilizáveis, por exemplo.
  • Em segundo lugar, os bandidos então pedem uma transferência financeira (em U$) pela liberação das máquinas:
  • Daí o nome ransom, que em inglês significa a quantia paga (em U$) para libertar alguém de um cativeiro.

Muitos especialistas não recomendam pagar (em U$) por esses ataques, como foi feito pelo frigorífico JBS (EUA), pois não há garantias de que os computadores serão liberados.

Apesar disso, esse tipo de atividade criminal tem se tornado cada vez mais comum nos EUA, com bandidos mirando vítimas com apólices de seguro cibernético e enormes volumes de dados confidenciais de consumidores que os tornam mais propensos a pagar (em U$) um resgate.

Reportagem da Bloomberg nos EUA

Uma reportagem da revista Bloomberg (EUA), que ouviu quatro pessoas com familiaridade do assunto, afirmou na última semana que quem estaria por trás do ataque ao frigorífico JBS (EUA) seria o grupo russo que atende pelo nome de REvil ou Sodinokibi.

Em segundo lugar, no início deste ano, o REvil assumiu a autoria do ataque cibernético contra a fornecedora de hardware taiwanesa (TW):

Quanta Computer e, no processo, publicou projetos secretos de novos dispositivos da Apple nos EUA:

No ano passado (2020), o REvil executou um ataque de ransomware contra um escritório de advocacia que teria representado alguns projetos de TV de Donald Trump.

Fonte: https://exame.com/tecnologia/jbs-pagou-us-11-milhoes-a-autores-de-ataque-de-ransomware/?fbclid=IwAR3z-dicIRUvzAczyMgPCzjUfd-UOhTzcK4ATNU_G92jXdPL_kqEzLzITlA

Ajudamos você neste post? Conheça então as nossas soluções em TI no BR e garanta já os nossos serviços de TI !

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação em.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade