Melhorar a Gestão: 5 Tendências de Pequenas e Médias empresas para 2021/2022

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

O mundo dos negócios é muito competitivo e uma maneira de sobreviver e se destacar acaba sendo justamente por meio da capacidade de se reinventar e apostar em novas ferramentas que possam colocar a empresa a um passo a frente da concorrência.

Para te ajudar nessa missão, que sabemos que não é nada fácil, reunimos aqui algumas das tendências mais fortes para 2021.

Em 2021, com uma economia que ainda não começa a dar indícios de melhora tão rapidamente no BR, muitos empresários buscam inovar e igualmente facilitar a vida do cliente apostando em:

  • Ferramentas inovadoras que realmente estão mudando a forma como nos relacionamos com o mundo.

Abaixo você encontra uma relação das tendências que tanto pequenas quanto médias empresas estarão implantando em 2021/2022 para não ficarem para trás e acabar perdendo espaço para a concorrência.

5 Tendências de Pequenas e Médias empresas para 2021

Contratos em assinatura digital vieram para ficar

A assinatura digital de contratos tem sido progressivamente adotada por empresas para alcançar inovação, integridade e segurança a todos os processos de documentação entre parceiros, clientes e colaboradores.

Por meio da assinatura digital, você elimina burocracia, acelera seu processo de assinaturas e possui o mesmo valor jurídico de um documento assinado e reconhecido firma, como aqueles autenticados em cartório.

Para a realização da assinatura digital, há diferentes ferramentas disponíveis hoje que tem sido justamente a aposta das empresas que buscam oferecer esse serviço aos seus clientes podendo realizar a assinatura sem a necessidade de deslocamento até a empresa ou a demora dos correios em entregar toda a papelada, algo que antes demora dias, pode ser feito em minutos.

Outro ponto importante a se destacar é a visão sustentável que essas plataformas proporcionam, através da eliminação de papel essas empresas iniciam um trabalho a favor do meio ambiente. E ainda vamos mais além, fora o papel, temos as embalagens, a combustível para deslocamento, o uso de recursos para se chegar a um documento que ao final vai para um enorme armário que não será aberto por um bom tempo.

  • Dentre as principais plataformas temos o D4Sign, DocuSign, AdobeSign, entre outras. A Dominit optou por utilizar a ferramenta D4Sign, devido seu custo-benefício.

Empresa de TI: Redes sociais como ferramenta de vendas

Foi-se o tempo em que as redes sociais serviam apenas para facilitar o caminho para o cliente chegar até você, podendo localizar o endereço, o telefone e por vezes tirar dúvidas sobre determinado produto que eventualmente ele tenha se interessado.

Atualmente, as redes sociais são verdadeiras ferramentas de vendas e representam um mecanismo importante para muitas empresas.

Se a sua empresa não utiliza das redes sociais como um canal de vendas, está na hora de rever a política de utilização das mídias sociais e o quanto isso pode ser agregador para seu business, como diz Paulo Vieira: “Quem não esta no Digital está fadado ao fracasso”.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm):

  • Em 2018 cerca de 21% do total de vendas do comércio brasileiro foi através das redes sociais e em 2019 e 2020 esse número dobrou. 

Empresa de TI: Terceirização de TI

A terceirização em TI é uma modalidade de contratação muito comum e que, sobretudo, no segmento de Tecnologia da Informação (TI), tem crescido, uma vez que manter, organizar e gerenciar um departamento tão complexo e importante acaba sendo extremamente desafiador.

Quando a terceirização ocorre, a empresa contratante deixa sob a responsabilidade da empresa contratada todas as ações relacionadas àquele departamento, como processos, sistemas, produtos, inovação, atualização, não tendo que se preocupar com absolutamente nada ligado a área terceirizada;

As vantagens da Terceirização são:

  • Delegação de funções;
  • Segurança da Informação;
  • Garantia de qualidade;
  • Agilidade nos processos;
  • Economia Financeira.

Relatórios em BI

A sua empresa já possui um Business Intelligence (BI)? Não?

O BI pode vir a ser traduzido como Inteligência de Negócio e consiste em uma ferramenta extremamente importante para as empresas, podendo auxiliar de maneira decisiva na tomada de decisões, deixando de lado hipóteses e achismos.

Em síntese, o BI consiste em conseguir com os dados do seu próprio negócio explorar oportunidades de crescimento e sucesso:

  • Podemos entender o conceito na prática como sendo um conjunto de métodos, técnicas, processos e estruturas;

Computação em nuvem

A utilização da computação em nuvem também consiste em uma prática que tende a se tornar cada vez mais comum, sobretudo, pela capacidade de armazenamento, performance e proteção dos dados.

Com o investimento em direcionar parte dos teus documentos e informações para a nuvem, estes dados acabam efetivamente protegidos de possíveis ataques cibernéticos que poderiam corrompê-los ou mesmo deletá-los no PC, sem contar que o investimento acaba sendo totalmente focado naquilo que importa, o seu business.

Com o uso da computação em nuvem, todos os arquivos e ademais podem ser gerenciados e acessados remotamente de diferentes dispositivos (apps), facilitando o acesso e consequentemente trazendo mobilidade para as empresas.

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade