Deixando o meu computador mais seguro com a Segurança da Informação

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

Quando falamos sobre Segurança da Informação muitos usuários acreditam que isso deve ser uma aposta apenas para as corporações e as empresas que possuem dados importantes que precisam ser protegidos, mas isso não é verdade.

Certamente em algum momento você já deve ter perdido alguns de seus dados por conta de uma formatação emergencial ou simplesmente porque os seus documentos acabaram sendo corrompidos e não puderam mais ser acessados. Isso infelizmente acaba sendo muito comum quando falamos sobre Tecnologia da Informação.

Justamente por já ter vivenciado uma experiência como essa, que lamentavelmente isso ocorre com muita frequência, você deveria deixar o Seu computador mais seguro com a Segurança da Informação.

Para que você saiba que a Segurança da Informação é algo para você também, vamos começar de fato esse artigo com o conceito de Segurança da Informação e principalmente quais as vantagens da sua prática.

Segurança da Informação para você

A Segurança da Informação pode ser entendida como um conjunto de técnicas e procedimentos aplicados com o objetivo de proteger os dados que são importantes para um determinado indivíduo ou empresa/corporação. Essa proteção engloba o bloqueio de ameaças diversas as quais estes dados estão sujeitos através da rede (web).

Agora parece mais claro? A Segurança da Informação é algo que também pode ser para você e deve ser algo que precisamos investir para deixar o nosso computador mais seguro, deste modo evitando perda de dados e possíveis prejuízos técnicos e econômicos maiores.

O objetivo do investimento em Segurança da Informação é denominado CID (Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade), pois é com este conceito que os seus dados serão protegidos.

Como investir em Segurança da Informação?

firewall

Antes que você comece a imaginar que o investimento em Segurança da Informação é algo extremamente caro ou algo fora da sua condição financeira, fique tranquilo. Você pode deixar o seu computador pessoal mais seguro com medidas simples como a adoção do tripé de Segurança da Informação: backup, antivírus e o firewall.

O conceito e a importância do backup

O backup consiste do termo em inglês “recuperação de dados”, e já está bem introduzindo em nosso dia a dia dentro da Tecnologia da Informação. Em tradução literal e prática consiste em uma cópia de segurança de dados previamente escolhidos pelo realizador do backup no computador pessoal (PC).

Essa cópia de segurança é armazenada de modo que possa ser acessada facilmente para que o PC possa fazer o processo de restauração caso os arquivos originais sejam perdidos, deletados ou até mesmo corrompidos.

O backup acaba sendo mais fácil de entendermos quando pensamos no conceito de formatação do computador. Com um simples backup prévio, você não perderia nenhum documento existente na máquina e eles poderiam acabar sendo recolocados após o processo de reinstalação do Windows no PC.

O ideal, neste caso, acaba sendo que o processo de backup seja salvo em dispositivos diferentes, de preferência em nuvem. Isso garante que você terá acesso aos arquivos em um eventual caso de dano ao dispositivo-matriz.

Você mantém o seu antivírus atualizado?

O antivírus também acaba sendo também um produto muito conhecido dos usuários de PC em geral, e isso é algo extremamente positivo. Mas nem todo mundo sabe efetivamente qual é a sua função no PC e, consequentemente, alguns não o utilizam de maneira adequada nem mesmo o mantém atualizado e ativo no computador pessoal.

O antivírus no computador tem a função de detectar e remover tentativas de invasão ao PC, impedindo assim a ação de softwares maliciosos que poderiam danificar a máquina. Dentre os tipos mais comuns de ameaças, as quais o antivírus garante proteção, estão: os vírus e os malwares de rede, chegando aos famosos ransomwares.

Portanto, os antivírus dão mais segurança para o usuário navegar na internet e são essenciais quando falamos sobre Segurança da Informação.

Entretanto, você deve tomar cuidado com os antivírus gratuitos: eles não são eficientes! Além disso, você pode comprar um antivírus eficiente por um custo baixo e garantir a proteção do seu PC. Outra dica importante é: analisar se a opção de “tempo real” esta habilitada, pois esta é uma função que vai monitorar em tempo real o seu computador. Porém, tome muito cuidado! Essa função costuma consumir muita performance do seu computador, e se isso acontecer, faça um upgrade e não desative o antivírus.

No que consiste o Firewall?

seguranca da informacao

Firewall: talvez esse seja o termo mais desconhecido, mas assim como os termos anteriores, ele é um dos pilares mais importantes da Segurança da Informação: o firewall também vem do inglês e a sua tradução literal, é “barreira de proteção”.

Na prática, o friewall consiste basicamente em uma barreira de proteção para o PC, bloqueando acessos indevidos à máquina. Além disso, os firewalls impedem o acesso a conteúdo malicioso, deixando a sua navegação segura tanto para recebimento de dados como para envio dos mesmos.

De um modo geral, o firewall regulamenta a transmissão de dados entre o seu computador e a internet, buscando autorizar a troca de dados confiáveis.

A principal vantagem aqui acaba sendo impedir que o acesso de terceiros ocorra em seu computador, sem a autorização do administrador do PC. Assim sendo, podemos perguntar: como evitar que informações importantes acabem sendo capturadas? A resposta é: o Firewall pode ser ativado no computador ou no roteador, mas recomendamos que ele seja ativado em ambos para garantir o máximo de segurança.

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Desde 2009 atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação. Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em https://www.dominit.com.br.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade