Como ter Segurança da Informação com Computação em Nuvem

Post Atualizado em: 25 de maio de 2023
Índice do artigo

Descrição: Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a saber como ter segurança da informação com computação em nuvem. Confira:

A computação em nuvem, quer alguns gostem ou não, se tornou o tópico número 1 na implementação dessa nova tecnologia. Por quê? Porque a economia de custos pode advir do uso da tecnologia e da segurança da informação.

Considere também os benefícios de produtividade igualmente tangíveis – impulsionados pela capacidade de funcionários e terceiros obterem acesso de quase qualquer lugar, a qualquer hora aos dados da empresa – e ficará claro porque os diretores financeiros criticam o gerenciamento de TI sobre o assunto.

Colocar os arquivos de TI e os sistemas selecionados de uma empresa na nuvem, entretanto, representa um perigo claro e presente para integridade de dados, bem como para a reputação dos proprietários das informações na segurança da informação.

Então, como a relação risco/recompensa se compara ao equilibrar os benefícios de custo e produtividade da computação em nuvem como os riscos de segurança da informação e reputação do uso da tecnologia? Mostraremos a seguir como isso é possível.

Computação em nuvem: Como implementar computação em nuvem e segurança da informação?

À medida que as empresas transferem cada vez mais sua infraestrutura e dados para a nuvem, é fundamental que a questão da segurança da informação seja abordada. A segurança na nuvem oferece vários níveis de controle em uma infraestrutura de rede para oferecer proteção e continuidade.

É um componente necessário para criar uma atmosfera que funcione para as empresas e clientes que requisitam os serviços. As vantagens da computação em nuvem podem ser obtidas de forma acessível associando-se a provedores de computação em nuvem privada avançada de uma maneira que não coloque em risco a segurança de sua empresa.

Na era atual de violação de dados, a solução de segurança da informação em nuvem oferece protocolos de segurança para proteger transações e informações confidenciais, garantindo que terceiros não adulterem ou espionem os dados em trânsito.

Com os ataques de negação de serviço cada vez mais distribuídos (DDoS), uma das principais soluções de segurança de computação em nuvem concentra-se em medidas para interromper grandes quantidades de tráfego destinado ao servidor de nuvem da empresa. Isso envolve verificar, absorver e espalhar ataques DDoS para reduzir o perigo.

Com uma solução de computação em nuvem você obtém o nível de segurança necessário para sua empresa com a segurança da informação. Durante os períodos de alto tráfego, essa solução protege seus servidores contra travamentos.

Agora, por que você deveria implementar essa tecnologia? Bom, a computação em nuvem oferece às empresas, em uma ampla gama de setores, a vantagem competitiva, pois fornece uma plataforma para inovação e eficiência. É por isso que as empresas estão mudando seus sistemas e processos para a nuvem. A computação em nuvem está mudando as descrições de trabalho das pessoas na área de TI. Mais e mais empresas estão procurando especialistas com conhecimento abrangente em segurança da informação.

Computacao em Nuvem

Computação em nuvem: Por que a escolha do sistema operacional é importante para a segurança da informação?

Quando estamos tratando de computação em nuvem, a escolha do sistema operacional desempenha uma enorme importância para que os servidores em nuvem possam se comunicar de uma forma mais eficiente. Principalmente dentro de empresas e ambientes que requerem automação contínua.

“Sistema Operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos etc.), além de fornecer uma interface computador-usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada (em um processo chamado de bootstrapping) e, a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado.”

Portanto, quando se trata de computação em nuvem, O Sistema Operacional geralmente tem um papel muito importante em toda a operação, que é justamente criar uma interface amigável entre o usuário e o hardware e outros dispositivos. Dessa forma, os Sistemas Operacionais atuais fazem muito nesse processo, pois, além de possuírem uma interface amigável, são bastante intuitivos.

Porém, existem também versões de sistemas voltadas para servidores e até para utilização em equipamentos mais específicos, que buscam consumir menos processamento e menos consumo de memória e de armazenamento.

Portanto, para a computação em nuvem, é importante que se escolha o sistema operacional correto para cada aplicação dentro das empresas. Deste modo, ao implementar um servidor DNS dentro de um ambiente empresarial, se você escolher o sistema operacional Linux ou Windows, por exemplo, o modo de comunicação destes servidores será alterado.

Computação em nuvem: Quais são as redes locais que garantem a segurança da informação?

rede de computadores
Rede de Computadores

Com a rede de computadores cada vez mais integrada e automatizada dentro das indústrias e das empresas, as redes locais como, por exemplo, as redes WAN e LAN podem garantir a segurança da informação para os dispositivos conectados à malha de computadores da empresa.

Por conseguinte, o bancos de dados ou bases de dados são um conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo.

São de vital importância para empresas e as rede de computadores e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura.

Além disso, em computação, um servidor de arquivos é um computador conectado a uma rede que tem o objetivo principal de proporcionar um local para o armazenamento compartilhado de arquivos de computadores (como documentos, arquivos de som, fotografias, filmes, imagens, bases de dados, etc.) que podem ser acessados pelo trabalho que estão ligados à rede de computadores. O servidor seria a máquina principal enquanto as máquinas ligadas a ele são chamadas de clientes.

Computação em nuvem: Como uma empresa especializada em gerenciamento de TI poderá ajudar o seu negócio com computação em nuvem?

Portanto, uma empresa especializada em gerenciamento de TI poderá ajudar as empresas a ter mais segurança com a computação em nuvem. Servilos como a configuração do firewall, redes de computadores interligadas e conectadas, entre outras ações, poderão ser proporcinadas pela Dominit Cloud and Management IT.

Caso você queira saber mais a respeito de redes locais, acesse agora mesmo este link (https://olhardigital.com.br/2016/09/20/solucoes-corporativas-intelbras/qual-a-melhor-forma-de-fazer-a-transmissao-de-dados/) e saiba mais a respeito de transmissão de dados e computação.

A Dominit Cloud and Management IT é especialista no segmento. Há 11 anos no mercado atuando nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.

Venha para a Dominit!

Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.

Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza | CEO Dominit
Eduardo Souza é um renomado CEO do setor de tecnologia da informação, especializado em soluções em Cloud Computing, gerenciamento de projetos, governança de TI e melhores práticas (ITIL, CobIT e ISO 20.000). Com vasta experiência em análise de processos, auditoria, gerenciamento de infraestrutura de TI e criação de plano diretor de TI, Eduardo é referência em reengenharia de Service Desk e palestras e treinamentos na área. Com uma abordagem colaborativa e inspiradora, Eduardo Souza lidera a Dominit, empresa de TI especializada em soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos. Sua visão estratégica e habilidade em transformar ideias em resultados fazem dele um dos mais respeitados CEOs de TI do mercado. Eduardo Souza é conhecido por sua capacidade de liderar equipes e extrair o melhor de cada membro, criando um ambiente de trabalho produtivo e inovador. Sua vasta experiência em tecnologia da informação e sua abordagem colaborativa fazem dele um líder nato, sempre em busca dos melhores resultados para sua empresa e seus clientes. Com sua visão de futuro e seu conhecimento técnico sólido, Eduardo Souza tem sido responsável por conduzir a Dominit em uma trajetória de sucesso, criando soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!
Sobre nós

A Dominit Cloud and Management IT foi fundada no ano de 2009, pelo empresário Eduardo Souza com 15 anos de experiência em Serviços de infraestrutura e ex-sócio da empresa Megalan Consultoria.

Siga a nossa fanpage
Receba as nossas novidades em seu e-mail!

Se inscreva em nossa newsletter e receba as nossas matérias em primeira mão!

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade