Descrição: Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a saber como reduzir custos usando computação em nuvem. Confira:
Como a aplicação da computação em nuvem é relativamente diferente da topologia de rede tradicional on premise, muitas empresas estão apreensivas com a implementação de soluções em nuvem.
Para empresas com departamentos e equipamentos de TI estabelecidos, mudar para uma nova configuração em nuvem pode parecer desnecessário, pois tudo já está rodando e funcional, mas é aí que começamos a fechar as fontes de desperdícios e planejamos uma migração saudável baseada para nuvem, afim de alcançar produtividade e redução de custo, a nuvem pode fornecer amplos benefícios financeiros, como economia a longo prazo, segurança da informação e aumento de produtividade no local de trabalho.
Além disso, com a computação em nuvem é possível que os seus algoritmos de melhoria contínua desenvolvidos estejam alocados em um espaço virtual seguro e acessível, protegido com criptografia de ponta a ponta e com a opção de realização de backups em nuvem semanais.
O que é Computação na Nuvem?
Quando estamos tratando do Hardware, uma vantagem da computação em nuvem é a redução no custo com hardware. Em vez de comprar equipamento interno, as necessidades de hardware são deixadas para o fornecedor. Para empresas que estão crescendo rapidamente ou necessitando rodar sistemas de teste ou curto prazo, um novo hardware pode ser grande, caro e inconveniente.
A computação em nuvem alivia esses problemas porque os recursos podem ser adquiridos com rapidez e facilidade na medida da sua necessidade. Melhor ainda, o custo de reparo ou substituição do equipamento é repassado para os fornecedores de equipamentos para IT.
Sobre Opex (despesas operacionais) e Capex (despesas ou investimento em bens capitais), normalmente as soluções em nuvem estão disponíveis em um modelo de precificação mensal e pagamento de acordo com o consumo. Este formato oferece economia e flexibilidade de várias maneiras.
Acima de tudo, sua empresa não precisa pagar por software que não está sendo utilizado, e principalmente, não precisa gastar com hardwares antigos que geram mais consumo de energia e mais despesas com manutenção e mão-de-obra para as empresas de TI.
Além disso, os serviços computação em nuvem podem ser cancelados a qualquer momento, o que reduz o risco financeiro de um contrato com fidelidade e multas contratuais. Por fim, o custo inicial da nuvem é menor do que as soluções internas. Para as empresas que precisam de segurança, estabilidade e produtividade, as soluções em nuvem oferecem essas e outras vantagens, a DOMINIT garante isso.
Como reduzir custos usando Computação na Nuvem?
Com um data center em nuvem, o hardware real é gerenciado e executado pela empresa de nuvem em questão, geralmente com a ajuda de um provedor de serviços gerenciados terceirizado como é a DOMINIT para a redução de custos em TI.
Os clientes então executam seus aplicativos e gerenciam seus dados dentro de uma infraestrutura virtual que é executada nos servidores da nuvem. Alguns provedores de nuvem oferecem até mesmo nuvens menores e personalizadas para os clientes, dando-lhes acesso exclusivo ao seu próprio ambiente de nuvem.
Elas são chamadas de nuvens privadas, basicamente, as organizações que desejam os benefícios de uma solução em nuvem para a redução de custos em TI e costumam recorrer a nuvens privadas. Empresas grandes como Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft Azure são consideradas nuvens públicas e empresas que possuem data center na medida do consumir e vendem um contrato de nuvem personalizado são consideradas nuvens privadas.
Junto com o custo de compra, o hardware externo proporciona a redução de custos em TI internos de energia e economiza espaço. Grandes Data Centers podem ocupar espaços preciosos de escritório e produzir uma grande quantidade de calor, sendo necessário a implantação de ar condicionado e segurança física. Mudar para aplicativos ou armazenamento em nuvem pode ajudar a maximizar o espaço e reduzir significativamente os gastos de energia elétrica e segurança.
Uma conta simples que fazemos que pode ser também diminuída é o custo de manutenção de hardware anual com a redução de custos em TI, que equivale a pouco mais de 10% do que existe, tanto na troca de uma peça, como no upgrade quando necessário.
Quais são as vantagens na redução de custos?
Outra grande economia com serviços em nuvem é a elasticidade que temos em nosso consumo, pois pagamos pelo que consumimos, por exemplo, se você possui um e-commerce e fará uma promoção de Black Friday, com certeza sua necessidade de consumo de hardware e performance com programação em TI será muito maior que o normal.
Com a característica de elasticidade que a nuvem proporcional tem, este e-commerce pode pagar pelo tamanho necessário que ele consumir extra do seu hardware e após a promoção de Black Friday acabar, voltar a pagar o valor habitual para a demanda do dia a dia sem a necessidade de investimento em nenhum hardware.
Outra grande economia é o investimento em redundância, pois os dados podem ser armazenados em mais de um local, replicados em vários servidores espalhados geograficamente, atendendo a necessidade de programação em TI de empresas que necessitam de Alta Disponibilidade.
Através deste recurso, além de você pagar somente pelo consumo quando existir a redundância, você garante que clientes de outros países acessem ambientes mais próximos gerando balanceamento de carga de trabalho dos seus serviços.
E por último, em contraponto com data center, o calor é um efeito colateral normal da operação de qualquer equipamento elétrico. Em um data center, entretanto, o acúmulo excessivo de calor pode danificar seus servidores com a programação em TI.
Os servidores podem desligar se as temperaturas subirem muito, e a operação regular em temperaturas acima do aceitável pode reduzir a vida útil do seu equipamento, com serviços em nuvem você jamais se preocupa com esses custos.
Um problema relacionado é a alta umidade na empresa de TI em São Paulo – SP. Se o nível de umidade for muito baixo, pode ocorrer descarga eletrostática, um fluxo repentino de eletricidade entre dois objetos que pode danificar o equipamento, você já parou para imaginar que algum dia você teve problemas no seu hardware por causa disso? Então, é melhor nem pensar nisso, colocar seus serviços em nuvem e se concentrar no seu “core business”.
Como uma empresa de TI especializada em Computação em Nuvem pode agregar valor ao seu empreendimento?
A nossa empresa de TI em São Paulo – SP é especializada em Computação em Nuvem, e poderá agregar valor ao seu negócio através de técnicas de gestão de TI em nuvem, as quais, alinhadas com a programação em TI, poderão trazer à sua empresa benefícios econômicos com mão-de-obra e manutenção de hardware.
Gostou deste artigo e quer saber mais a respeito de computação em nuvem? Então acesse agora mesmo o site da nossa parceira Azure (https://azure.microsoft.com/) e conheça mais a respeito das soluções de programação em TI juntamente com a Dominit Cloud and Management IT.
A computação em nuvem traz mais segurança, pois os dados são mantidos em diferentes servidores e locais. Essa elasticidade dá às empresas um ambiente moldável e adequado às suas necessidades, sem se preocupar com excedentes da infraestrutura. A segurança que a nuvem proporciona agrega agilidade à expansão do negócio e a Dominit Cloud and Management IT te garante parceria de sucesso nessa redução de custos devido a atuação de sucesso nas áreas de Terceirização em TI, Computação em Nuvem e Segurança da Informação. Há 11 anos no mercado, a Dominit garante a melhor prestação de serviços apoiando seus clientes e parceiros com excelência e constante inovação.
Venha para a Dominit!
Conheça mais sobre nossos serviços em Computação em Nuvem acessando https://dominit.com.br/computacao-em-nuvem/.